FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 23 Jul 2018

Saúde: VMER de Viana do Castelo recebe compressor cardíaco externo

Para melhorar a assistência médica a doentes que sofram paragem cardiorrespiratória em ambiente pré-hospitalar, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Fundação EDP […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Para melhorar a assistência médica a doentes que sofram paragem cardiorrespiratória em ambiente pré-hospitalar, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Fundação EDP estão a entregar compressores cardíacos externos a Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) e paralelamente equipar os quatro Helicópteros de Emergência Médica com este mesmo equipamento. Viana do Castelo também foi contemplada e já recebeu o “Lucas”

O investimento realizado pelo INEM foi de 374.092,20€, financiado em 75% pela Fundação EDP, na sequência de um projeto apresentado pelo Instituto ao “Programa EDP Solidária – Saúde 2017” que foi selecionado como um dos vencedores pela sua relevância médica e social.

Os compressores cardíacos externos permitem aplicar de forma automática, contínua e segura, compressões torácicas a doentes em paragem cardiorrespiratória, no local da ocorrência e durante o transporte até às Unidades Hospitalares. A sua utilização possibilita a realização de compressões torácicas mais eficazes, evitando a fadiga, inconsistências e pausas normalmente associadas às compressões torácicas quando realizadas manualmente, ao mesmo tempo que liberta os profissionais de saúde para a realização de intervenções diferenciadas necessárias nestes doentes.

Com a entrega destes compressores, o INEM capacita a 100% a sua rede de meios de Suporte Avançado de Vida, designadamente as 44 VMER e os quatro Helicópteros de Emergência Médica, com este tipo de equipamento.

A cerimónia de entrega de compressores cardíacos externos teve lugar no Museu da Eletricidade, em Lisboa e foi presidida pela Secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts