Foi em 1931 que Viana do Castelo, verdadeiro berço de campeões do ciclismo, recebeu, pela primeira vez, a Volta a Portugal em bicicleta e com uma dupla presença ao ser palco de uma chegada e de uma partida. Desde aí já lá vão 30 presenças na maior prova do ciclismo nacional repartidas em número igual entre inícios e finais de etapas.
Se em 2018, o monte de Santa Luzia recebeu, uma vez mais, um emocionante final de etapa, desta vez a “Princesa do Lima” servirá como ponto de partida para mais um dia de competição.
Esta sexta-feira, já na reta final da Grandíssima, o Minho vai ser cenário da Volta na 8ª etapa entre Viana do Castelo e Felgueiras. A expectativa para estes 156,6 km é enorme, até para se perceber como chega o pelotão a Felgueiras, antes de partida para a penúltima etapa da competição que vai levar os ciclistas até ao alto da Senhora da Graça em Mondim de Basto numa etapa de 133,5 km, que parte de Fafe.
A 8ª etapa da 81ª Volta a Portugal Santander parte de Viana do Castelo às 13h20, junto à Biblioteca Municipal, com o trânsito a estar condicionado naquela zona da cidade até às 18h00.