Esta medida de apoio aos pequenos agricultores, feita em articulação entre a Câmara Municipal e a Cooperativa Agrícola de Viana do Castelo, vai permitir assim o regresso da atividade ao terrado, sendo que a autarquia apela à responsabilidade de todos os utilizadores para manterem as regras sanitárias e de distanciamento social.
Pelo menos durante o mês de maio, os produtores terão dias definidos para exercer a sua atividade no Terrado do Mercado Municipal, numa medida tomada para evitar aglomeração de comerciantes e clientes, tendo sido definido um limite máximo de 28 produtores agrícolas em cada um dos dias, de maneira a garantir as regras definidas pela Direção Geral da Saúde (DGS). A cada produtor foi atribuído um dia, de acordo com o sorteio realizado na passada semana.
No caso de se verificar necessário prolongar esta medida para além do mês de maio, haverá uma rotatividade mensal dos produtores agrícolas, ou seja, em cada mês, cada um dos produtores poderá vender num dos dias da semana, conforme definido em sorteio.
A utilização do espaço do terrado nestes termos está isenta do pagamento de qualquer taxa de ocupação até que seja reposta a normalidade.
Foto: Rádio Geice / DR