Com estes projetos, de acordo com a proposta apresentada pelo Vereador da Coesão Territorial, Luís Nobre, o Município “pretende alavancar respostas no território nos domínios dos serviços, social, cultural, desportivo e económico”, destacando-se a construção, reabilitação e refuncionalização de espaços para respostas administrativas, de convívio e lazer (centros de convívio), lúdicas (parques infantis) e culturais, respondendo às dinâmicas de desenvolvimento de cada freguesia, valorizando e garantindo convergência de meios e otimização de recursos na garantida da qualidade de vida e bem estar dos seus habitantes.
Neste âmbito, “a construção, ampliação e requalificação de Cemitérios e Casas Mortuárias assumem particular relevância a partir dos seus diferentes aspetos funcionais e sociais despertados pelas novas condições da vida humana e ambientais”.
Assim, será atribuída uma verba de 50 mil euros à Junta de Freguesia de Chafé para a Requalificação da Praça Fernando Pessoa – 1ª fase. À União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria será atribuído um montante de 14.600 euros para arranjos exteriores da Casa Mortuária / Cemitério de Mazarefes.
Será também atribuída uma verba de 19.340 euros à União de Freguesias de Subportela, Deocriste e Portela Susã para Requalificação da envolvente da Casa Mortuária de Deocriste / Adro e à Junta de Freguesia de Vila Nova de Anha um total de 49.930 euros para a Requalificação do Centro Cívico.