Quatro anos depois, Portugal volta a ter três equipas na fase de grupos da prova ‘milionária’, cujo sorteio se realiza a partir das 17:00 (hora de Lisboa), em Istambul, na Turquia.
O Sporting, enquanto campeão nacional, integra o pote 1, juntamente com Atlético de Madrid, Manchester City, Bayern Munique, Inter Milão, Lille, todos campeões nos respetivos países, Chelsea, vencedor da edição anterior da prova, e Villarreal, que venceu a Liga Europa 2020/21.
À exceção do Sporting, qualquer uma das outras sete formações do pote 1 poderá ser adversária de FC Porto (que teve acesso direto) e Benfica (vencedor da terceira pré-eliminatória e do ‘play-off’), o mesmo sucedendo com os emblemas do pote 2, do qual também sairá um dos oponentes dos ‘verdes e brancos’.
Embora os campeões sejam integrados no pote 1, o segundo pote tem verdadeiros ‘tubarões’, seis dos quais ex-vencedores da competição, como são Real Madrid, FC Barcelona, Juventus, Manchester United, Liverpool e Borussia Dortmund, aos quais se juntam Paris Saint-Germain e Sevilha.
No pote 3, FC Porto e Benfica estarão acompanhados de Ajax, Shakhtar Donetsk, Leipzig, Salzburgo, Atalanta e Zenit, pelo que não podem defrontar nenhuma destas formações, ao contrário do Sporting, que terá pelo caminho um desses seis clubes.
Já o pote 4, o último a ser sorteado, integra Besiktas, Dínamo Kiev, Clube Brugge, Young Boys, AC Milan, Malmo, Wolfsburgo e Sheriff, todos eles ‘elegíveis’ para serem adversários do trio luso.