FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

28 Jun 2022

Aberto concurso para instalar empresas em incubadoras de Paredes de Coura

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Câmara Municipal de Paredes de Coura abriu uma fase de candidaturas para a instalação de três empresas na incubadora Elevadora e duas na Empreende ‘Makers’, sendo que o concurso de ideias e projetos termina na sexta-feira.

O município courense adiantou que o objetivo do concurso é “dar oportunidade de evolução e desenvolvimento a empresas e/ou pessoas singulares que se encontrem numa fase inicial de crescimento”.

Segundo o regulamento das incubadoras de empresas de Paredes e Coura, publicado no Diário da República, em agosto de 2020 e hoje consultado pela agência Lusa, findo o prazo para a entrega das candidaturas compete ao presidente da Câmara de Paredes de Coura, Vítor Paulo Pereira, “designar um comité consultivo, o qual, na fase de seleção de candidaturas, assumirá a função de comissão de avaliação”.

O autarca socialista “designa, por despacho, os três membros que compõem o Comité/Comissão, devendo ter em conta, como critérios valorativos da sua decisão, o Curriculum Vitae e/ou experiência profissional de pessoas que estejam diretamente relacionados com as áreas de trabalho da incubadora em causa”.

As empresas que vierem a ser selecionadas irão ocupar um espaço de trabalho do edifício ELEVADORA – Centro de Capacitação Empresarial de Paredes de Coura, local onde está instalado o Espaço ‘Makers’, e serão abrangidas por programas de formação e mentoria.

O edifício disponibiliza ainda às empresas incubadas espaços de escritório, salas de reuniões e salas de formação.

A estratégia de educação para a transição digital em Paredes de Coura, num investimento de mais de 400 mil euros, incluiu, entre outras medidas, a criação de duas incubadoras, um Centro de Capacitação Empresarial de Paredes de Coura – Elevadora, e o projeto Empreende ‘Makers’, que pretende “fomentar o empreendedorismo e a inovação digital, através da criação e desenvolvimento de uma rede de empreendedorismo”.

Para o município, “a criação das incubadoras possibilita o apoio e incentivo ao desenvolvimento económico e empresarial do concelho, a promoção do empreendedorismo, a qualificação profissional, a criação de emprego e riqueza no território”.

O objetivo é também “elevar a qualidade e qualificação dos espaços de localização empresariais locais e criar serviços inexistentes no concelho de apoio às empresas, os quais são fundamentais para elevar a promoção da criatividade e do empreendedorismo local”.

A Elevadora – Centro de Capacitação Empresarial de Paredes de Coura, inaugurada em 2021, num espaço do mercado municipal, alvo de obras de requalificação, “reúne escritórios individuais, ‘coworking’ e ‘open-office’, pensados para empresas na área tecnológica.

A Space Creative Tech Hub e a Hybrida, bem como a EPRAMI – Escola Profissional Alto Minho Interior, são alguns dos empreendedores instalados na Elevadora, com projetos que têm por base um território de baixa densidade para a escala global.

No regulamento, o município destaca a importância de “fomentar o surgimento de novas empresas e de novos empresários, dando preferência àqueles que apostem nas áreas dos serviços criativos e inovadores, de modo a gerar desenvolvimento nas vertentes social, económica e tecnológica e a permitir elevar o nível de empreendedorismo local”.

“A potenciação de recursos endógenos, a atração de pessoas, conhecimento e investimento de elevado valor acrescentado para a região, a criação das incubadoras de empresas comportará inúmeros benefícios para a comunidade local, uma vez que se pretende promover a captação de talentos, conhecimento e tecnologia, numa tentativa de travar a desertificação do território e alavancar a economia local em projetos inovadores, competitivos, de forte cariz internacional, capazes de promover e incentivar o emprego”, refere o documento.

As candidaturas ao concurso agora lançado podem ser entregues, pessoalmente, no Balcão Único do Município de Paredes de Coura, enviados por carta registada, com aviso de receção, ou para o endereço eletrónico do município.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts