FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

17 Jun 2022

CIM Alto Minho participa em workshop inter-regional em Bruxelas sobre melhoria da qualidade dos rios europeus

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) participou em Bruxelas, num workshop inter-regional realizado no âmbito do projeto “BIGDATA 4RIVERS - Melhorar a qualidade da água dos rios europeus através de políticas inteligentes de gestão da água”.

Com o aproximar do fim da primeira fase do projeto, onde se impulsionou a partilha de informação e conhecimento, capacitando as entidades com competência direta na planificação, gestão e monitorização da água e as entidades envolvidas diretamente na operacionalização dos instrumentos de política, entre as quais as autoridades de gestão dos Programas Operacionais, nomeadamente sobre processos de planeamento e a tomada de decisão relativa à gestão das águas ao nível local e regional, através do desenvolvimento de planos de ação individuais e a sua aplicação no âmbito dos instrumentos de política pública local, foi realizado um workshop inter-regional onde foram discutidos dois temas principais. Um desses temas versou sobre os instrumentos políticos, tendo sido feita uma análise dos benefícios que a trocas de boas práticas apresentadas neste projeto trouxeram para os melhorar e quais as previsões para o próximo período de programação. O segundo tema foi sobre os planos de ação concebidos na primeira fase do projeto.

Para além da CIM Alto Minho, fazem parte deste projeto outras instituições europeias como o Conselho Administrativo do Condado de Östergötland (Suécia), o DREAM – Cluster de Competitividade em Água e Meio Ambiente (França), a Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Rio Douro (Espanha), a Universidade de Tecnologia Kaunas (Lituânia), a União Nacional de Empresários Romenos (Roménia) e o Fundo de Desenvolvimento Regional da Região de Atenas (Grécia).

O projeto BIGDATA 4RIVERS é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do programa de cooperação inter-regional Interreg Europa.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts