FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

08 Jun 2022

Docentes da Escola Superior de Desporto e Lazer do IPVC participam em livro sobre testes de campo para jogadores de futebol

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Filipe Manuel Clemente, Rui Silva, Ricardo Lima, Bruno Silva e Sérgio Matos, membros da Unidade de Investigação SPRINT e docentes da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) são alguns dos autores do livro “Field-based test for soccer players: methodological concerns and applications”, publicado pela editora internacional Springer.

O livro, recentemente publicado e disponível para compra on-line, “tem como fundamento fornecer aos técnicos do exercício, fisiologistas e treinadores de futebol informações sobre os níveis de validade e fiabilidade de diferentes testes de avaliação das qualidades físicas de futebolistas”, explica o professor Filipe Manuel Clemente.

Este livro servirá, ainda de acordo com o docente e investigador, “de apoio para os estudantes do Politécnico de Viana do Castelo em unidades curriculares como Avaliação e Controlo do Treino, Teoria do Treino ou Metodologia do Treino Desportivo.”

A obra, que conta ainda com investigadores de outras instituições de ensino superior de Portugal, de Espanha e da Turquia, resume sistematicamente os níveis de exatidão, precisão e repetibilidade dos testes baseados em campo aplicados no futebol, considerando detalhes como a eficácia dos testes para diferentes categorias etárias e sexos.

Os leitores poderão ainda verificar todos os testes de campo concebidos para a avaliação da aptidão física no futebol através de uma revisão sistemática.

Além disso, é fornecida uma breve caracterização de cada teste e uma apresentação dos níveis simultâneos de validade e repetibilidade para cada teste. Finalmente, o livro contém uma discussão geral sobre as implicações dos testes para diferentes abordagens metodológicas do treino.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts