FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

30 Jun 2022

Romaria d’Agonia com investimento de um milhão de euros na festa deste ano

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Romaria d’Agonia, que vai decorrer entre 17 e 21 de agosto, com programa completo ao vivo, após dois anos de restrições devido à pandemia de covid-19, vai representar um investimento de um milhão de euros.

O presidente da VianaFestas, Manuel Vitorino, adiantou que a previsão orçamental da entidade promotora das festas da capital do Alto Minho para a organização dos cinco dias da edição 2022 “oscila entre 725 e 750 mil euros”, sendo que a Câmara Municipal “estima atribuir um apoio de 440 mil euros”.

“Neste valores não estão incluídos os custos associados à logística da realização da romaria, como instalação de módulos sanitários, ou limpeza da cidade, que são suportados pelos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC). Nesse sentido, o investimento total nas festas ronda um milhão de euros”, especificou Manuel Vitorino.

O responsável da VianaFestas, que é também vice-presidente e vereador da Educação, Ciência e Conhecimento e Cultura na Câmara de Viana do Castelo, adiantou que “é um investimento que gera um retorno económico muito significativo para tecido empresarial da cidade e do concelho.

A mais de um mês da realização da romaria, e de acordo com dados avançados à Lusa, pela delegação de Viana do Castelo da Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT), as taxas de ocupação nas unidades hoteleiras da cidade nos cinco dias de festas, rondam, em média os 65%”.

Dos 10 hotéis inquiridos pela APHORT, “dois já estão esgotados para os cinco dias de festa, e os restantes apresentam, para o mesmo período, em médias, 65% de ocupação, mas com expectativa de crescimento”.

Quanto ao impacto no setor da restauração, a APHORT adiantou só ser possível aferir após a realização da romaria que, em 2019, último ano em que se realizou nos moldes habituais, nos cinco dias de festas passaram pela cidade mais de um milhão de pessoas.

Em maio, durante a apresentação do cartaz e do programa de 2022, que após a pandemia de covid-19, regressa completo e ao vivo, o presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre anunciou a realização do primeiro estudo “exaustivo” sobre o impacto económico e social da Romaria d’Agonia, cujas conclusões serão utilizadas na preparação da edição do próximo ano.

Os cinco dias de festas serão marcados por 45 momentos.  Do programa destaca-se no dia 17 de agosto a alvorada festiva e os concertos musicais, bem como a primeira revista de gigantones e cabeçudos e encontro de desgarradas e cantares ao desafio.

No dia 18 de agosto sai à rua o tradicional Desfile da Mordomia, cujo prazo de inscrições começa no dia 15 de julho, com centenas de mulheres vianenses trajadas e ouradas a percorrerem durante a tarde as ruas da cidade de Viana do Castelo.

Na sexta-feira, 19 de agosto, destaque para a confeção dos tapetes floridos nas ruas da Ribeira, que durante a madrugada voltam a ser confecionados após dois anos de interrupção, devido às regras para contenção da pandemia de covid-19.

No dia 20 de agosto, dia da padroeira, feriado municipal será retomada a tradicional procissão ao mar e o fogo do meio ou da santa, tradicional sessão de fogo de artifício.

A festa de 2022 encerra no domingo, 21 de agosto, com o cortejo histórico e etnográfico à tarde, e a habitual serenata de fogo de artifício junto ao rio Lima.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts