FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

30 Jun 2022

Viana do Castelo isenta de IMT investidor que vai construir hotel sénior e hospital de ambulatório

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Câmara de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, isentar do pagamento do Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas (IMT) a construção de um novo hotel sénior e hospital de ambulatório que vai criar 60 postos de trabalho. 

A proposta socialista, ontem votada em sessão ordinária do executivo municipal, refere que à isenção de IMT “corresponderá o valor estimado de 81.636,75 euros”, e justifica a sua atribuição, prevista no regime municipal de incentivos criado em 2010, “face à relevância do investimento e à criação de postos de trabalho”.

Em causa está a construção, pelo Hospital Particular de Viana do Castelo – Grupo Saúde, na Avenida Capitão Gaspar de Castro, em Viana do Castelo, de um novo hotel sénior e hospital de ambulatório.

“Este novo investimento, que rondará os 8.000.000,00 euros, dotará a empresa dos meios necessários para a implementação do projeto, sendo que 1.255.950,00 euros correspondem ao valor da aquisição do terreno, com a consequente criação de cerca de 60 postos de trabalho”, lê-se no documento.

Na proposta aprovada, a maioria socialista adiantou que o novo projeto resulta “do processo de crescimento e consolidação” daquele grupo.

O terreno, na Avenida Capitão Gaspar de Castro, uma das principais artérias da cidade, onde se encontram localizados uma unidade hoteleira de cinco estrelas e vários estabelecimentos de ensino, entre outros, foi comprado em 2008 pelo Hospital Particular de Viana do Castelo.

Em 2004, ainda na posse do Lar de Santa Teresa, o terreno onde vai nascer a nova unidade geriátrica do hospital particular chegou a ser apontado como local do novo centro de saúde de Viana do Castelo, mas o negócio com o Governo de então não chegou a concretizar-se.

Atualmente o hospital particular tem uma unidade com sete pisos, três dos quais para internamento, com capacidade total de 48 camas, empregando 150 funcionários, integrados nos quadros, a que acrescem 150 colaboradores.

O hospital particular de Viana do Castelo, inaugurado em 2004, detém ainda uma unidade de saúde em Barcelos, no distrito de Braga, outra em Ponte de Lima com consultas, radiologia e serviço de fisioterapia, uma clínica de ambulatório em Valença, uma clínica de gastroenterologia em Viana do Castelo e um polo de fisioterapia em Vila Praia de Âncora, Caminha, estas no distrito de Viana do Castelo.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts