FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

14 Jun 2022

Vila Nova de Cerveira realizou primeiro encontro internacional no âmbito do projeto In Common Sports +

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
No âmbito do projeto In Common Sports +, coordenado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, realizou-se o primeiro encontro internacional, em Sanxenxo. No encontro foram abordadas, pelos parceiros internacionais, as diferentes linhas de trabalho deste projeto e analisado o ponto de situação das atividades desenvolvidas em cada uma das regiões envolvidas. Cerca de 200 seniores provenientes do município de Vila Nova de Cerveira e do concelho de Sanxenxo tiveram, ainda, a oportunidade de participar numa competição de olimpíadas seniores.

Os parceiros internacionais foram recebidos, no Centro Cultural Casa Mariñeira Don Fernando, em Portonovo, pelos Vereadores do Desporto e do Urbanismo do município de Sanxenxo, Daniel Arosa e Flavia Besada, respetivamente. Entre os parceiros estavam representantes do município de Vila Nova de Cerveira, do grupo de investigação da Faculdade de Ciências da Educação e Ciências do Desporto da Universidade de Vigo, da Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, sedeada em Melgaço, do município italiano de Cesena, da associação Zoldpont da Hungria, do município de Aksakovo da Bulgária e do Instituto Público de Desportos da cidade eslovena de Nova Gorica. De forma a preparar os jogos intercalares do distrito do Alto Minho, que vão decorrer em Monção no próximo dia 29 de junho, estiveram também presentes representantes das Câmaras Municipais de Caminha e de Monção.

É de salientar que o projeto In Common Sports + dinamiza treinos semanais com mais de 450 seniores, em seis países. Os treinos são avaliados pela equipa de projeto, o que possibilitou que um dos pacotes de trabalho deste encontro visasse a adaptação dos jogos desportivos ao público sénior. Com base nas informações recolhidas pelos diferentes parceiros, está a ser possível definir as regras dos desportos coletivos e dos jogos tradicionais que melhor se adequam aos idosos e testar a motivação para a prática de exercício físico, através de modalidades desportivas adaptadas às caraterísticas da população sénior.

Este projeto internacional, financiado pelo programa europeu Erasmus + Sports, teve como ponto de partida o projeto Olympics4All, através do qual foram promovidas as primeiras Olimpíadas do Desporto Sénior em Vila Nova de Cerveira, ao qual se seguiu o projeto In Common Sports que procurou aprofundar os fatores que motivam os idosos a praticar desporto. Em 2021, com o nome In Common Sports + Fit, Food and Fun for Elderly!, o projeto passa a contar com a participação do Instituto Público de Desportos esloveno e com a integração de uma nova linha de análise focada na nutrição. Pretende-se, agora, estudar a relação entre a alimentação e a condição física, bem como observar possíveis diferenças entre países, através de um questionário destinado a conhecer os diferentes hábitos alimentares.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts