FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

01 Jul 2022

Bandeiras azuis hasteadas hoje em 10 praias de Viana do Castelo

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, entregou às Juntas de Freguesia as bandeiras azuis que estão, a partir de hoje, hasteadas em 10 praias do concelho. A cerimónia de entrega das bandeiras, que aconteceu a bordo do navio Gil Eannes, incluiu ainda o hastear simbólico de uma bandeira azul no Gil Eannes, que mais uma vez conquistou o título de Centro Azul. 

O edil afirmou que este é “um momento simbólico” de entrega das várias bandeiras às Juntas e Uniões de Freguesia, agradecendo “a todos aqueles que colaboram neste trabalho que não é um bem adquirido, exigindo um esforço permanente de todas as entidades”.

“Este trabalho responsável e consistente tem-nos permitido, todos os anos, receber várias bandeiras e até crescer no número de galardões que recebemos”, reforçou Luís Nobre, mostrando-se ambicioso no que toca à possibilidade de Viana do Castelo conquistar mais bandeiras azuis nos próximos anos.

O Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Viana do Castelo, Rui da Silva Lampreia, mostrou-se satisfeito por, nas praias vianenses, existir “harmonia entre a natureza e a pegada humana”.

Nesta época balnear, Viana do Castelo hasteia a Bandeira Azul em 10 praias do concelho, conquistando, assim, mais um galardão do que no ano passado. Este ano, as praias contempladas com o galardão da Associação Bandeira Azul da Europa são Arda (Mariana), Afife, Paçô, Carreço, Praia Norte, Cabedelo, Amorosa, Luziamar, Castelo de Neiva, sendo a nova bandeira atribuída à Praia da Ínsua, na freguesia de Afife. 

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre.

Nesta época balnear, Viana do Castelo conta com 42 nadadores salvadores, estando cerca de 32 em permanência nas diversas praias do concelho.

Neste âmbito, esta época balnear Viana do Castelo vai acolher diversas Atividades de Educação Ambiental em torno da Recuperação de Ecossistemas Terrestres e Marinhos. Assim, as praias de Afife, Arda, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Amorosa, Castelo de Neiva, Ínsua e Luziamar vão acolher, entre os meses de julho e agosto, atividades que visam a descoberta da diversidade do litoral e a proteção do ambiente.

Entre os dias 2 de agosto e 4 de setembro o Parque Ecológico Urbano acolhe a exposição “Biodiversidade do Litoral Rochoso”. No dia 17 de setembro, “O Parque como Sala de Aula” promove uma formação de professores no CMIA. Até outubro, a Praia do Cabedelo é palco d’”Os Suspeitos do Costume – À descoberta do Lixo Marinho”. 

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts