FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

05 Jul 2022

Consórcio Minho Inovação divulga resultados do Prémio “Minho Storytelling – Novas Olhares sobre o Minho”

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Consórcio Minho Inovação, que integra as Comunidades Intermunicipais, do Alto Minho, Cávado e Ave, divulgou os resultados do Prémio “Minho Storytelling – Novas Olhares sobre o Minho” nas categorias "Conto", "Vídeo" e "Media Art/Arte Sonora e interativa".

Este projeto tem como principal objetivo fomentar o espírito criativo orientado para a valorização do riquíssimo património material e imaterial presente no Minho, em particular o património cultural, religioso, natural e paisagístico e incentivar a revelação e promoção de criadores das diferentes áreas artísticas. 

Num universo de 33 propostas (26 na categoria de conto, 4 na categoria de vídeo e 3 na categoria de Media Art/Arte Sonora e interativa), devidamente avaliadas por um júri integrado por diversas personalidades de reconhecido mérito nas áreas artísticas a concurso, foram estes os vencedores da 2ª edição:

Categoria “Conto”

1º Lugar: Sónia Emília Veiga Rossa com o conto “O Tríptico de Rossas”;

2º Lugar: Joana Miranda Gramoso com o conto ” Prisioneira do Minho”;

3º Lugar: Nuno Miguel Ferreira Domingues com o conto “A Luz da Glória”;

Categoria “Vídeo”

1º Lugar: Joana Mafalda Gomes com o vídeo “Onde os Pássaros Cantam”;

2º Lugar: Francisco Monteiro de Magalhães com o vídeo “Viana em Nós”;

3º Lugar: Hugo Gonçalves, João Ângelo, João Sousa, Mariana Ramalhosa e Patricia Silva com o vídeo “Bem vindos à Praça”;

Categoria “Media Art/Arte Sonora e interativa”

1º Lugar: Nuno Ferreira “COSMOCICLÓPEO”;

2º Lugar: Jorge Sousa ” Videomapping Galo”;

3º Lugar: Frederico Dinis “an indelible testimony”

Aos concorrentes classificados nos três primeiros lugares de cada categoria, será atribuído um prémio correspondente aos valores de 3000, 1500 e 500 euros, respetivamente. Tratam-se de vouchers de alojamento, restauração e atividades de animação turística no sentido de proporcionar experiências turísticas aos vencedores, para além de fomentar a economia local. 

O júri foi composto por:

I.  “Conto” Maria Amélia R. de Carvalho, Docente de EFL e Estudos de Tradução da ELACH (Escola de Artes e Ciências Sociais), Universidade do Minho e investigadora do grupo GAPS/ CEHUM (Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho) e Sandra Sousa, Docente de PLE do BabeliUM, Centro de Línguas da Universidade do Minho, investigadora do grupo de Investigação em Identidades de Intermedialidades, 2i /CEHUM e bolseira de doutoramento da FCT;

II. “Vídeo”: Martin Dale, Professor do curso de Ciências de Comunicação da Universidade do Minho; Daniel Ribas, Professor auxiliar do curso de Som e Imagem da Universidade Católica do Porto e João Nunes, argumentista e Presidente da Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos; 

III.“Media Art”: André Rangel, artista media, docente da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto; António Rafael, músico, co-organizador do Festival Semibreve na área de música eletrónica exploratória e arte digital e João Martinho Moura, presidente do Júri, investigador e artista media português.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no café concerto da Rádio Universitária do Minho (RUM) em Braga.

O Prémio “Minho Storytelling – Novas Olhares sobre o Minho” é uma iniciativa inserida no projeto “PA2. Touring Cultural – Identidade Cultural do Minho”, aprovado no âmbito do Norte 2020 – PROVERE – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (Estratégias de Eficiência Coletiva- PROVERE).

Últimas Noticias

Últimos Podcasts