FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

29 Jul 2022

“Esposende a Dançar” anima Zona Ribeirinha até 1 de agosto

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Integrado na programação Esposende Verão 2022, a Zona Ribeirinha de Esposende vai acolher, entre os dias 29 de julho e 1 de agosto, o evento “Esposende a Dançar”, que após um período de interregno motivado pelas restrições da pandemia, regressa à cidade com toda a energia e criatividade, com espetáculos totalmente produzidos e preparados por academias e coletividades locais. Todos os espetáculos decorrerão a partir das 21h30 com acesso gratuito.

Esta edição apresenta como grande novidade a etnografia local, através de um espetáculo que contará com ampla participação dos grupos folclóricos do concelho de Esposende. A já tradicional presença das academias locais assinala e celebra o encerramento de todo um ano de trabalho dedicado à cultura e à dança, em particular, envolvendo centenas de crianças e jovens. 

No arranque do evento, esta sexta-feira, a Academia de Bailado de Esposende apresenta-se em palco com “Peter Pan e a Terra do Nunca”. O espetáculo traduz-se numa aventura que levará o público a experienciar o mundo mágico da Terra do Nunca, onde existem piratas, meninos perdidos e fadas encantadas, e onde tudo é possível… até voar!

No sábado, dia 30, será a vez da PraxiStudio Urban Dance Studio/Escola de Dança, que apresentará “URBANATION: Tributo à Urban Dance”, uma viagem pela urbanidade da dança nos estilos que a caraterizam atualmente, salientando a beleza, modernidade, irreverência e impacto que tem na estética social atual. 

O Centro de Estudos/Academia de Dança “Ás do Saber” sobe ao palco no domingo, dia 31 de julho, com “Dancing On Movies”. Recordando alguns dos melhores temas de bandas sonoras de filmes, a Academia “Ás do Saber” promete um espetáculo cheio de cor, magia, alegria, luzes, glamour e muita animação reportando ao mundo fantástico do cinema e da televisão. Viajando no tempo, passará por filmes que marcaram diferentes gerações, com temas muito pertinentes como a homossexualidade, o preconceito, a homofobia, o racismo e a igualdade de direitos.

A edição de 2022 do “Esposende a Dançar” culmina na segunda-feira, dia 1 de agosto, com “Dança tradicional e popular, um encontro entre o passado e o presente”, protagonizado por grupos folclóricos do concelho de Esposende e o Ensemble de Sopros da Banda de Antas. Aos dançares e cantares tradicionais do folclore concelhio, junta-se a sonoridade dos instrumentos de sopro da Banda de Música de Antas, que interpretarão arranjos musicais de Diogo Costa e Xavier Ribeiro. Neste espetáculo, também a dança contemporânea dialogará com todo o ambiente etnográfico, através da participação especial da Academia de Bailado de Esposende e do “Ás do Saber”. Em palco estarão o Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães, o Grupo de Cantares e Dançares de S. Paio de Antas, o Grupo Folclórico de Palmeira de Faro, o Rancho Folclórico “As Moleirinhas das Marinhas”, o Rancho Folclórico Danças e Cantares de Marinhas, o Rancho Folclórico de Fonte Boa, o Rancho Folclórico Sargaceiro da Vila de Apúlia e a Ronda de Vila Chã. 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts

online casino Portugal