FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

28 Jul 2022

Graphite Arquitectura venceu concurso de ideias para a “Conceção da Nova Residência de Estudantes do IPVC”

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O projeto da nova residência universitária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), segundo a Graphite Arquitectura, teria até 400 camas e que seria candidato a fundos comunitários. A empresa, com sede em Viana do Castelo, foi quem venceu o concurso público, de ideias para a Conceção para a Nova Residência de Estudantes do IPVC, Campus da Praia Norte, apresentando o valor mais baixo.

A nova residência universitária do IPVC está prevista para os terrenos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, situada na avenida do Atlântico, junto à Praia Norte.

De entre as 41 propostas apresentadas a concurso, de Conceção para a Nova Residência de Estudantes do IPVC, Campus da Praia Norte, promovido pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o Júri decidiu, numa primeira fase, admitir 39 propostas, tendo em conta que uma delas foi recebida após o termo do prazo fixado para o efeito e outra não cumpriu o princípio de anonimato.

De seguida, o júri procedeu à hierarquização das 39 propostas admitidas, segundo os critérios de avaliação estabelecidos no art.º 18.º dos Termos de Referência, conforme o estabelecido na 1ª parte do Relatório Final.

Numa segunda fase e após abertura e análise dos invólucros «Concorrente», o júri decidiu excluir nove propostas, pois que não davam cumprimento às exigências relativas à constituição das equipas de projeto, nos termos dos art.ºs 12.º e 13.º dos Termos de Referência.

Na sequência daquela análise, o júri elaborou a 2.ª Parte do Relatório Final, com a identificação dos concorrentes selecionados e dos restantes concorrentes admitidos.

Na sequência do acima exposto, o júri deliberou, por unanimidade, propor a atribuição dos seguintes Prémios e Menções Honrosas:

1º classificado:
Concorrente: Graphite Arquitectura Sociedade Unip., Lda
Coordenador de projeto: Alexandre Miguel Arieira e Silva

2º classificado:
Concorrente: Vitor Hugo – Coord e Gestão de Projectos, SA
Coordenador de Projeto: José Manuel Magno Lopes da Silva

3º classificado:
Concorrente: Edgar José Valentim Marinho
Coordenador de Projeto: Edgar José Valentim Marinho

1.ª Menção Honrosa:
Concorrente: Vassco, ACE, Lda consórcio de Arq.ª

2.ª Menção Honrosa:
Concorrente: Diálogos Contemporâneos, Lda.

A Graphite Arquitectura Sociedade Unip., Lda, com sede em Viana do Castelo, foi a vencedora do concurso público. Nas redes sociais, os seus responsáveis reagiram a esta conquista:

“São raros os Concursos Públicos de Concepção em Arquitectura. Reunimos uma equipa dinâmica e participamos no Concurso de Concepção para a Nova Residência do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Abdicamos de dias de férias e tivemos provavelmente os mais difíceis meses de julho e agosto dos últimos anos, mas que resultaram na vitória do concurso, com um trabalho que muito nos orgulha.

Foi um desafio que enfrentamos conjuntamente, com mais de 40 equipas de todo o pais e além fronteiras.

Um Concurso Público, não é apenas uma oportunidade para superação, é também um momento em que uma equipa se reúne, discute arquitectura, discute território, reflete sobre um programa num (quase sempre) curto espaço de tempo, onde se exige, tanto uma boa resposta ao nível da Arquitetura, como ao nível programático, bem como de todos os aspetos burocráticos que rodeiam o Processo.

Um concurso de Concepção, garante à Entidade Organizadora um vasto leque de abordagens que lhe permitem, em diversidade, escolher aquela que o Júri considere ser a melhor solução, cumprindo aspetos como:
– O programa;
– As relações com o Lugar;
– O cumprimento das regras do concurso.

Resta-nos agora a responsabilidade de desenvolvimento com a máxima qualidade do respetivo processo, enaltecendo o IPVC por ter organizado um Concurso Público aberto e por tê-lo feito com o escrutínio da Ordem dos Arquitetos (apoio direto da Secção Regional Norte)”.

A equipa de projeto, Alexandre Arieira Silva e Pedro Pereira Barbosa.

Com a construção da nova residência universitária, o IPVC conseguiria “duplicar” a capacidade de alojamento, uma das “prioridades” da instituição.

Com cerca de cinco mil alunos, o IPVC tem seis escolas – de Educação, Tecnologia e Gestão, Agrária, Enfermagem, Ciências Empresariais, Desporto e Lazer -, ministrando 28 licenciaturas, 40 mestrados, 34 Cursos de Técnicos Superiores Profissionais (CTESP) e outras formações de caráter profissionalizante.

Além das escolas superiores de saúde, educação e tecnologia e gestão, situadas em Viana do Castelo, o IPVC tem escolas superiores instaladas em Ponte de Lima (Agrária), Valença (Ciências Empresariais) e Melgaço (Desporto e Lazer).

Neste momento está a decorrer o concurso publico para a adjudicação da empreitada de construção da nova infraestrutura, que segundo o IPVC, está na fase final, devendo ser conhecido em breve o vencedor.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts