FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Desporto

12 Jul 2022

Monção abriu Centro Cycling & Walking em Riba de Mouro

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Centro Cycling & Walking, em Santo António de Vale de Poldros, Riba de Mouro, abriu as portas aos amantes das duas rodas e apaixonados por caminhadas em sintonia com a natureza. Os praticantes destas modalidades dispõem uma nova estrutura no concelho de Monção.

A placa foi descerrada pelo autarca monçanense, António Barbosa, tendo a seu lado o presidente da Junta de Freguesia de Riba de Mouro, José Manuel Fernandes. Ambos realçaram a importância desportiva e turística do Centro Cycling & Walking, homologado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

António Barbosa referiu que “a abertura desta estrutura é um sinal inequívoco que acreditamos no futuro dos territórios de montanha” e “na valorização da componente turística ligada ao meio ambiente”

José Manuel Fernandes mostrou-se “feliz e realizado” por Riba de Mouro disponibilizar “um equipamento que reforça a atratividade de uma zona de montanha com muito para oferecer a quem nos visita”.

Em representação da Associação de Ciclismo do Minho, José Boticas felicitou o Município de Monção pela aposta no turismo sustentável e, com o olhar “preso” na paisagem, apontou novos desafios relacionados com vertentes mais radicais do ciclismo: “o território é interessante para a realização de qualquer prova ciclista” assinalou.

Percursos cicláveis passam pelas 33 freguesias do concelho

O Centro Cycling & Walking está dotado de balneário, WC, máquina de lavagem e reparação de bicicletas, lavandaria e máquinas de vending. A “segunda porta” deste equipamento, encontra-se no Parque Desportivo Municipal das Caldas, na sede do concelho, dispondo dos mesmos serviços.

Constituído por um trilho pedestre, com extensão de 11 quilómetros, e sete percursos cicláveis, correspondentes a quatro níveis de dificuldades: fácil (verde), moderado (azul), difícil (vermelho) e muito difícil (negro), o Centro Cycling & Walking, abrange, no total, 222 quilómetros de extensão, proporcionando momentos únicos a todos os praticantes da modalidade.

Os percursos são muito diversificados, passando pelas 33 freguesias do concelho, indo da Ecopista do Rio Minho, corredor ecológico junto àquele troço de água internacional, até aos caminhos rurais e single tracks que povoam os lugares mais montanhosos do concelho.

Nos trilhos que partem de Santo António de Vale de Poldros, é possível observar as brandas, povoados de montanha a mil metros de altitude, que remontam aos tempos da transumância, para onde os brandeiros levavam o gado, nos meses de verão, descendo em setembro, após as colheitas, aos seus povoados de origem.

Partindo da “segunda porta”, no Parque Desportivo Municipal das Caldas, na sede do concelho, os praticantes percorrem várias plantações de vinho Alvarinho, múltiplos exemplares de património civil e religioso, e várias pesqueiras do rio Minho, construções de pedra utilizadas na pesca da lampreia e do sável.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts

online casino Portugal