FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

30 Jul 2022

Novo ano com mais bolsas e apoios para estudantes do Politécnico de Viana do Castelo

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Instituto Politécnico de Viana do Castelo tem abertas candidaturas para 26 cursos de licenciatura distribuídos por todas as áreas de conhecimento e lecionadas nas seis escolas presentes nos municípios de Viana do Castelo, Ponte de Lima, Valença e Melgaço. As vagas distribuem-se ainda pelos regimes diurno e pós-laboral e pelos diversos contingentes de acesso ao ensino superior.  Em todas elas a oferta formativa é construída de mãos dadas às necessidades do território e do respetivo tecido empresarial.

Mas o Politécnico de Viana do Castelo disponibiliza igualmente vagas para os 26 Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), tendo reforçado a oferta formativa com a abertura de quatro novos cursos cujas aulas terão início já no próximo mês de setembro: Impressão 3D e Maquinação Automática, Sistemas Elétricos de Energia, Turismo da Gastronomia e Vinhos e Marketing Digital e E-commerce.

As candidaturas aos CTESP decorrem online até ao dia 21 de agosto.

Novo ano letivo com mais bolsas e apoios

O próximo ano vai arrancar com uma série de novidades no que diz respeito a Bolsas e apoios: bolsas de incentivo atribuídas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência traduzem-se num apoio financeiro anual para comparticipação de encargos com deslocações para estágios, encargos com propinas ou premiar o estudante do ensino profissional a ingressar no IPVC com a melhor PAP na área das TIC no Alto Minho.

 Bolsas de Incentivo

Bolsas para promover a igualdade de género nas escolhas vocacionais. Bolsas atribuídas no primeiro ano do curso e que visam promover a igualdade de género nas escolhas vocacionais.

Serão atribuídas 2 bolsas pelos seguintes cursos de licenciatura:

  • Educação Básica (sexo masculino)
  • Informática (sexo feminino)
  • Mecânica (sexo feminino)
  • Mecatrónica (sexo feminino)
  • Eng. de Redes e Sistemas de Computadores (sexo feminino)
  • Bolsas de Deslocação para estágio

Bolsas que serão atribuídas aos estudantes de CTESP e licenciatura no âmbito das deslocações para os locais de estágio. As bolsas serão atribuídas, de acordo com o regulamento, a estudantes que que estejam a mais de 50 km entre o local de residência e o local de estágio.

  • Estudantes Vias Profissionalizantes

Bolsa a atribuir, mediante o regulamento em vigor, ao estudante com a melhor nota na PAP nas áreas da TIC, da região do Alto Minho, que ingressar nos cursos do IPVC.

Outros apoios e Bolsas

  • Programa + Superior

O IPVC é uma das instituições de ensino superior abrangidas pelo Programa + Superior.

O Programa +Superior é uma medida que visa incentivar e apoiar a frequência do ensino superior em regiões do país com menor procura e menor pressão demográfica por estudantes economicamente carenciados que residem habitualmente noutras regiões. O Programa +Superior procura contribuir para a coesão territorial através da fixação de jovens e para a prossecução das metas do Portugal 2020 relativamente ao número de jovens com formação superior.

  • Bolsa de Apoio Social do IPVC

A Bolsa de Apoio Social complementa outros apoios sociais que tenham sido disponibilizados direta ou indiretamente aos estudantes. Para beneficiar deste apoio o estudante deverá manifestar a sua disponibilidade para colaborar nos serviços do IPVC, através de plataforma própria. Em troca dos serviços prestados os estudantes recebem um apoio financeiro.

  • Bolsas Fundação José Neves

Bolsas reembolsáveis para estudantes de CTESP, Mestrados e Pós-graduações.

A Fundação assegura o pagamento das propinas aos estudantes. Esse investimento só é reembolsado se e quando o aluno atingir as condições para o fazer de forma sustentada.

  • Prémios de Mérito

Prémios atribuídos por diversas instituições parceiras do IPVC, que visam reconhecer e distinguir o percurso académico de mérito dos estudantes.

  • Bolsa Mérito

Bolsas atribuídas pela DGES e pelo IPVC aos estudantes com aproveitamento excecional, independentemente dos seus rendimentos, de acordo com o regulamento em vigor.

  • Transportes

Os estudantes do IPVC beneficiam ainda do Bus académico, um transporte escolar, de baixo custo, que faz a ligação entre as seis escolas do Politécnico.

Caso o Bus académico não consiga assegurar as rotas necessários os estudantes do IPVC podem usufruir dos descontos associados ao Passe Sub 23.

A comunidade do Politécnico de Viana do Castelo tem ainda à sua disposição a Bira IPVC, bicicletas elétricas ou convencionais, disponíveis mediante candidatura.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts

online casino Portugal