FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Desporto

12 Jul 2022

Viana do Castelo reúne mais de 400 jovens das 35 regiões do Arco Atlântico

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Até 15 de julho, Viana do Castelo acolhe a 23ª edição dos Jogos Náuticos Atlânticos, que vai reunir cerca de 400 jovens atletas com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, das 35 regiões do Arco Atlântico, incluindo Nova Aquitânia, Astúrias, Normandia, Bretanha, Cantábria e Cornualha, Galiza, Irlanda, Devon do Norte, Norte de Portugal, País Basco, País do Loire, País de Gales, entre outros.

Os Jogos Náuticos regressam a Portugal e, pela terceira vez, acontecem em Viana do Castelo. O Comité de Desportos Náuticos do Atlântico confiou, assim, a organização à capital do Alto Minho, vencedora do Prémio Atlantic City no ano de 2018. 

Os atletas estão inscritos em 7 modalidades náuticas e aquáticas que serão promovidas em 60 provas: remo, canoagem, natação com barbatanas, natação em águas abertas, surf, salvamento desportivo e vela.

Os locais de competição serão o Rio Lima para Remo, Canoagem, Vela, Natação com barbatanas e água aberta; Praia de Arda (Afife) para Surf; e Praia de Coral para Surf Live Safing. 

Os Jogos Náuticos Atlânticos incluem provas competitivas, mas também uma cerimónia de abertura, animações, conferências, num programa festivo preparado pela cidade de Viana do Castelo e parceiros.

Os Jogos são, pois, organizados pelo Município de Viana do Castelo em colaboração com a Associação de Natação do Minho, Clube de Vela de Viana, Darque Kayak Clube, Viana Remadores do Lima, Surf Clube de Viana e Coordenada Decimal. 

Recorde-se que os Jogos Náuticos Atlânticos têm a ambição de ilustrar e promover esta competência náutica específica das regiões, promovendo a emergência de novos intercâmbios entre povos. A competição, que iniciou em 1995, reúne habitualmente centenas de jovens atletas, que competem em modalidades variadas, tentando colocar a sua cidade ou região no mais elevado lugar do pódio. 

Fundado em 1996, o Comité Internacional dos Jogos Náuticos Atlânticos tem como objetivo o desenvolvimento dos desportos náuticos no Espaço Atlântico, desenvolver os intercâmbios desportivos e culturais e as relações de amizade.Tendo como base a sua matriz internacional, os Jogos Náuticos do Atlântico assumem-se como uma experiência desportiva enriquecedora para o crescimento dos jovens atletas que ambicionam competir a nível mundial e olímpico.

Os Jogos Náuticos fazem parte dos eventos que, a cada ano, destacam os pontos fortes marítimos e náuticos das regiões do Espaço Atlântico europeu. As semelhanças entre esses países e regiões são numerosas: banhadas pelo mar e sujeitas ao clima oceânico, estas regiões são ricas em paisagens magnificas e variadas, da Escócia à Galiza, passando pela Irlanda, Portugal e Grã-Bretanha, entre muito mais. Todas estas áreas estão imersas nas suas origens e fortes identidades celtas e oceânicas, preservando e estimulando a sua dimensão marítima.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts