FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

17 Ago 2022

Amor à Romaria d’Agonia leva mais de 6.000 pessoas a desfilar nas ruas de Viana do Castelo

Pedro Xavier
Desfile da Mordomia

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Mais de 6.000 pessoas, entre mordomas e lavradeiras, figurantes em procissões religiosas e no tradicional cortejo histórico-etnográfico, tocadores de concertinas, bombos, bandas de música, grupos folclóricos, cabeçudos e gigantones vão percorrer nos próximos cinco dias as ruas de Viana do Castelo em dez dos principais momentos da Romaria d’Agonia.

“Desde que começamos a preparação que estávamos a ver as festas deste ano a valerem por três, devido à ausência dos últimos dois anos. E o que já estamos a sentir é um entusiasmo e uma adesão das pessoas ainda maior do que já era habitual no passado, disponíveis para participarem em tudo. É um verdadeiro amor à Romaria”, conta António Cruz, presidente da Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia.

A festa de 2022, que se realiza no habitual formato, após dois anos de ausência devido à pandemia de covid-19, arranca esta quarta-feira, 17 de agosto, com um desses momentos, precisamente uma arruada que a partir das 15:00 deverá juntar várias dezenas de tocadores de concertina a percorrerem a cidade, o mesmo acontecendo na tarde de sexta-feira. Na quinta-feira, o Desfile da Mordomia sai à cidade a partir das 16:00, com um recorde de 709 mulheres a participarem, representando a alma vianense através da sua “chieira”, devidamente trajadas e ouradas, prometendo ser um dos grandes destaques da festa de 2022.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts