FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

08 Ago 2022

Câmara Municipal vai realizar obras nos centros de saúde de Caminha e Vila Praia de Âncora

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Está dado o primeiro passo para que possam vir a ser realizadas importantes obras de beneficiação nos centros de saúde de Caminha e Vila Praia de Âncora. O Executivo aprovou, na sua última reunião, a minuta do Contrato Interadministrativo de Colaboração entre a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, os dez municípios associados, a Administração Regional de Saúde do Norte e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho. O objetivo é a candidatura conjunta a fundos comunitários que, concluída a parte burocrática nos vários municípios, irá avançar. 

Tendo em vista esta candidatura conjunta a fundos do PRR foram realizadas reuniões prévias com os coordenadores do Centro de Saúde de Caminha e USF Vale do Âncora (Unidades de Saúde de Caminha), Município e ULSAM de forma a ser elaborado pelos profissionais de cada Unidade de Saúde o levantamento de necessidades de intervenção para potencializar a qualidade dos serviços de saúde, de forma a clarificar as necessidades.

Após ser realizado o levantamento de necessidades pelos profissionais de saúde de ambas as Unidades de Saúde do concelho, o mesmo foi remetido à ULSAM. Estão assim devidamente identificadas as necessidades de cada unidade, que permitirão elaborar os respetivos projetos. 

A decisão de trabalhar para uma candidatura conjunta no âmbito da CIM teve em conta o facto de que, na atribuição das novas competências aos municípios, encontra-se a saúde. Os signatários ponderaram também os desafios estruturais que esta atribuição de competências visa e o propósito de garantir o acesso à saúde de qualidade, considerando que o acesso ao financiamento adequado se faz através de fundos comunitários para melhoria de infraestruturas e equipamentos.

O contrato valoriza a importância dos centros de saúde ao defender que “os cuidados de saúde primários são cuidados de proximidade e o pilar do sistema de saúde português. O melhor caminho para atingir a meta da cobertura universal em saúde e garantir a acessibilidade aos cidadãos é dotar o território de infraestruturas que isso potenciem. Estes valores e objetivos são de grande importância para os municípios pois promovem o acesso, em tempos adequados, a cuidados de saúde atempados, eficientes e de qualidade”.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts