FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

04 Ago 2022

Caminha é o Município do Alto Minho com maior percentagem de rede de saneamento ligada a habitações

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Caminha é o Município do Alto Minho que tem maior percentagem de rede de saneamento ligada a habitações, 82%, mas o objetivo é atingir os 90% até final deste mandato, razão pela qual está a ser desenvolvido um intenso trabalho com a empresa Águas do Alto Minho, com obras já no terreno em várias freguesias, no valor de mais de três milhões de euros, e um concurso internacional a decorrer, que implicará mais um investimento superior aos 650 mil euros.   

Há uma frente de obra nas áreas do abastecimento de água e redes de saneamento em várias freguesias do concelho. São os casos de Moledo e Cristelo, Âncora, Azevedo e Venade e Vilar de Mouros; que no conjunto envolvem um investimento superior aos três milhões de euros. Com estas obras há também a pavimentação e requalificação de ruas e estradas que receberam as condutas.

Conforme salienta o Presidente da Câmara, Miguel Alves, trata-se de um investimento concreto, “que está a acontecer, que está no terreno. Este é um investimento nas pessoas e no nosso meio ambiente. É assim que cumprimos com a nossa população e esse cumprimento honra também as promessas que fomos fazendo ao longo dos anos”.    

Como também notou, Miguel Alves, são intervenções muito desejadas, mas que, quando passam à fase de obra, causam transtornos, e uma vez terminadas ficam escondidas. “Mas são fundamentais para dar sustentabilidade ao nosso território, para dar qualidade de vida às pessoas e para dotar o concelho de mais condições para atrair turistas, visitantes e investimento”.

Em alguns casos são decisões políticas, que não olham ao tamanho das freguesias ou à população, como foi o caso de Azevedo, que até agora nunca teve saneamento. “Para nós, uma pessoa, duas, qualquer população, mesmo que a freguesia seja pequena, tem os mesmos direitos e o nosso esforço é para lhe dar as mesms condições, mas melhores que conseguirmos”, sublinha o Presidente da Câmara. 

Entretanto, decorre já um concurso público internacional para a execução da Empreitada de Expansão da Rede de Drenagem de Águas Residuais, no Município de Caminha. A execução deste projeto garante a expansão da rede de águas residuais nas freguesias de Seixas, Vilarelho, Venade, Vile e Vila Praia de Âncora, através da construção de 4,1 km de redes de drenagem de águas residuais e 4 estações elevatórias, servindo cerca de 552 habitantes / 158 alojamentos.

O preço base do concurso é de cerca de 650 mil euros e vai beneficiar diretamente as freguesias de Seixas, Venade e Azevedo, Caminha e Vilarelho, Vile e Vila Praia de Âncora, como referimos. Com a execução desta empreitada estaremos a dotar as populações abrangidas com uma melhoria da qualidade de vida e a salvaguardar o meio ambiente ao garantir que as águas residuais recebem o devido tratamento antes de serem devolvidas ao meio hídrico.

Refira-se ainda que decorrem no Município outros investimentos no âmbito da eficiência hídrica, componente de remodelação de redes e instalação de equipamentos de monitorização e controlo.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts