FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

15 Ago 2022

Distrital do PSD alerta para a abastecimento de água para uso industrial em unidade de Viana do Castelo

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Distrital de Viana do Castelo do PSD tomou conhecimento que várias corporações de bombeiros estiveram a retirar água das bocas de incêndio do Parque Industrial de Lanheses, para abastecer uma grande unidade industrial do concelho de Viana do Castelo.

Segundo informa o PSD em comunicado enviado à Rádio GEICE, “a situação foi registrada durante o fim de semana e esta manhã de segunda-feira”. A Distrital vianense quer saber se “essa água é tratada e se assim for se a ADAM tinha conhecimento da situação e por que razão se utilizou água tratada para consumo humano, num período de seca extrema, para uso industrial”.

No mesmo comunicado pode ler-se que “pelo menos cinco autotanques foram vistos a abastecer nas bocas de incêndio, vindos de corporações de Freamunde, Santo Tirso, Paredes de Coura e Caminha. A ser verdade, esta é uma situação grave”, diz a Distrital do PSD. “Estamos num momento difícil de seca, em que a própria CIM do Alto Minho está a tomar providências para fazer face à situação e está-se a usar, ao que tudo indica, água potável para outros fins que não o consumo humano”.

Esta água “poderia ser utilizada, por exemplo, para abastecer freguesias que venham a sofrer de quebras de fornecimento. Não podemos desperdiçar este bem!”, salienta o órgão social-democrata. “Também, alegadamente, não houve medição de metros cúbicos da água fornecida e assim sendo, é preciso saber se a empresa a não a obteve gratuitamente”.

“Obviamente que não estamos contra a empresa que tem de suprir as suas necessidades para manter a sua atividade. Achamos é que poderia ter sido utilizada água não tratada para esse abastecimento e não usar água para consumo humano como o que parece que aconteceu”, salienta a Distrital do PSD.

Assim questiona-se se a “ADAM tinha conhecimento desta situação e se não tinha o que pondera fazer”.

Fotos enviadas pelo PSD

Últimas Noticias

Últimos Podcasts