FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

04 Ago 2022

Exposição “Olhares da Romaria” reúne 90 fotografias de diferentes momentos e períodos da Romaria d’Agonia

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A evolução e diferentes perspetivas da Romaria d’Agonia ao longo do último  meio século, pela lente e olhar de 30 fotógrafos nacionais e estrangeiros, é o  mote de uma exposição fotográfica coletiva que a partir de sábado está patente  em Viana do Castelo. 

A exposição “Olhares da Romaria” reúne 90 fotografias de diferentes momentos  e períodos, sendo a primeira mostra coletiva de fotógrafos que na sua carreira  contribuíram para perpetuar e levar longe a festa. 

“São fotógrafos locais, regionais, de outros pontos do país e até do estrangeiro,  mas que também contribuíram, com o seu trabalho, para a imagem que a  Romaria hoje tem. Homenageia os vários olhares sobre a festa, não fosse  também 19 de agosto, a véspera do dia da nossa padroeira, o Dia Mundial da  Fotografia. É por isso também um agradecimento de todos nós a estes  fotógrafos”, explica António Cruz, presidente da Comissão de Festas. 

A exposição “Olhares da Romaria” vai estar patente de 06 a 21 de agosto,  no Jardim Público, com os respetivos trabalhos selecionados, três fotografias por  cada fotógrafo, e informação sobre os autores. 

Esta é uma festa das pessoas e para as pessoas, então nada melhor do que  temos o olhar pessoal de cada fotógrafo, uns olhares são mais tradicionais e  outros mais contemporâneos. Mas todos procuraram captar as emoções de  quem faz e vive a festa”, acrescenta António Cruz. 

Integram a exposição coletiva fotógrafos que trabalham para órgãos de  comunicação ou outras publicações, profissionais e mesmo amadores, mas  todos com o traço comum de pelas suas objetivas retratarem o que de melhor  tem a festa, ajudando a perpetuar de geração em geração, os usos e costumes  dos vianenses. 

“Há fotógrafos que se iniciaram na carreira na Romaria, há outros que sendo de  longe todos os anos estão cá para fazer aquela foto que ainda não foi feita, para  captar toda esta genuinidade. Por isso, a festa de 2022 também será para lhes  agradecer, através desta exposição coletiva única”, conclui o responsável.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts