FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

05 Ago 2022

Feira de Artesanato no Jardim Público dá início à Romaria d’Agonia 

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Meia centena de artesãos vianenses participam este ano na Feira de Artesanato da Romaria da Senhora d’Agonia que abre já este sábado, em simultâneo com o Posto de Informação sobre a festa, que terá um miniauditório com projeção de conteúdos multimédia. 

A feira, que decorre como habitualmente no Jardim Público da cidade, vai funcionar de  06 a 21 de agosto e antecede o início da Romaria d’Agonia, estando reservada apenas a  artesãos do concelho de Viana do Castelo, incluindo na área da gastronomia, alguns a  trabalhar ao vivo no recinto. 

“É uma feira de artesanato de Viana do Castelo, feita pelos nossos artesãos, para  mostrar o que de melhor temos e fazemos. Essa é a nossa aposta”, explica António Cruz,  presidente da Comissão de Festas da Romaria da Senhora d’Agonia. 

Pelo segundo ano, a feira destina-se exclusivamente a artesãos do concelho e deixará  de ter restrições, mantendo-se apenas os pontos para entrada e saída do recinto, cujo  acesso é gratuito, para direcionar o movimento no interior, nas melhores condições de segurança sanitária. 

Também no sábado, 06 de agosto, o edifício dos Antigos Paços do Concelho, na Praça  da República, reabre como Posto de Informação sobre a Romaria d’Agonia, que vai  decorrer de 17 a 21 de agosto na cidade. No local é possível encontrar, entre outra  informação sobre a festa, uma exposição com as cinco propostas para o cartaz oficial da  Romaria d’Agonia deste ano mais votadas pelo júri. 

“Temos também a novidade de um miniauditório para que os visitantes possam assistir  confortavelmente a conteúdos dos principais quadros da Romaria. Além disso, o Posto  de Informação terá também um reforço na imagem do ‘Somos Todos Romaria’, com  novos temas e peças, como vestuário alusivo, canecas, cadernos ou publicações. Será  um local de muita interação com quem nos visita e com a população”, sublinha António  Cruz. 

A mesma interação que a comissão de festas pretende atingir com a feira de artesanato,  a poucas centenas de metros, e que em 2022 vai decorrer de 06 a 16 de agosto, das  16:00 às 23:00, passando de 17 a 21 de agosto a ter lugar das 10:00 às 24:00.

A Feira-Exposição de Artesanato das Festas de Nossa Senhora d’Agonia remonta a 1917,  quando se realizou a primeira exposição de lavores regionais, chegando aos dias de hoje  como um evento âncora da cidade, com dezenas de artesãos. 

A sua abertura, em pleno centro de cidade, antecede, como habitualmente, o arranque  da Romaria, que este ano vai volta a ser totalmente ao vivo, depois de dois anos de  fortes restrições impostas para conter a pandemia de covid-19. 

Paralelamente, a mostra digital da Feira de Artesanato das Festas de Nossa Senhora  d’Agonia, lançada em 2020 para colmatar a ausência deste evento devido à pandemia,  vai continuar disponível. 

Este diretório online, que integra a página oficial da Romaria, em  www.festasdagonia.com permitirá aos artesãos divulgar os seus produtos, arte e  contactos. 

Através deste diretório, os utilizadores poderão ver o portefólio de cada artesão  participante, com fotografias dos seus trabalhos. 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts