FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

12 Ago 2022

Festas concelhias de Paredes de Coura já estão a decorrer

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Cortejo Histórico, este sábado, 13 de agosto, a partir das 15h30, promete ser um dos  momentos altos destas regressadas Festas do Concelho de Paredes de Coura. 

Na sequência das muitas iniciativas com que se procura celebrar a identidade courense, como o  Dia do Concelho, a Festa do Emigrante, o Festival de Folclore, os Grupos de Bombos e os muitos  arraiais que nos permitem conviver, reviver amigos e reencontrar todos aqueles que procuraram  noutras paragens uma vida melhor, também o Cortejo Histórico vai trazer-nos à memória os  aspetos mais relevantes da nossa história comum.  

Percorrendo as principais ruas da vila de Paredes de Coura, o Cortejo Histórico vai recuperar os  mais significativos factos sociais, políticos, económicos, militares, culturais e religiosos, desde a  Terra de Coyra até aos nossos dias, percorrendo marcos importantes como a concessão do Foral  do Concelho, a constituição da Comarca de Paredes de Coura, os Combates da Travanca, mas  também recordando figuras relevantes no plano local e nacional como Frei Redento da Cruz,  Miguel Dantas, Narciso Alves da Cunha e Aquilino Ribeiro. 

Neste quadro histórico figurado, o nosso Cortejo Histórico também recorda o 25 de Abril de  1974 através de registos fotográficos, num desfile que vai ter cerca de 200 figurantes vestidos  com roupa da época, ao que se juntam carros alegóricos alusivos a Aquilino Ribeiro, à Caixa dos  Brinquedos, à Caixa de Música e ao Festival. 

Para além do Cortejo Histórico, o sábado começa bem cedo com as arruadas de grupos de  bombos, como os Amigos da Farra (Padornelo), Figueiras na Rua (Rubiães), Os Trovoada  (Romarigães) e Amigos da Borga (Fafe), prolongando-se com o encontro de Bandas de Música,  de Vilela e Pevidém, no Largo Visconde de Mozelos, e a atuação dos Kalhambeke, a partir das  22h00, no Largo 5 de Outubro. O sábado não fica completo sem a missa vespertina com Sermão  a Santo António, pelas 19h00, na Igreja Matriz.  

Para o último dia está reservada a Missa à Senhora das Dores (11h00), bem como a imponente  Procissão (17h00) antecedida pela Saudação aos Idosos da Santa Casa (14h45), recaindo nas  Bandas Musicais de S. Martinho do Campo e de Tangil a componente melodiosa e harmoniosa  com que encerramos as nossas Festas do Concelho.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts