FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

18 Ago 2022

Mais de 700 vianenses desfilam hoje pelas ruas de Viana do Castelo

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O tradicional Desfile da Mordomia da Romaria d’Agonia, mostra do orgulho e da ‘chieira’  das vianenses, vai contar este ano com uma participação recorde de 709 mulheres,  residentes em seis países, além de Portugal. 

“É um número impressionante que nos deixa orgulhosos, pelo interesse que o desfile  cada vez mais desperta nas mulheres de Viana do Castelo, mesmo aquelas que hoje  não vivem cá ou simplesmente se identificam com as nossas tradições, perpetuando as. A média de idade, de 32 anos, também demonstra esse interesse, esta ‘chieira’ que  é nossa”, explica António Cruz, presidente da Comissão de Festas. 

O Desfile da Mordomia é um dos principais e mais emblemáticos momentos da Romaria  d’Agonia, com centenas de mulheres trajadas e ouradas a desfilar ao longo de cerca de  duas horas pelas ruas da cidade de Viana do Castelo. Um desfile que regressa após  dois anos de ausência devido à pandemia de covid-19, realizando-se, hoje, a partir das 16h00. 

Das 709 mulheres inscritas para o Desfile da Mordomia, mais uma centena face à edição  de 2019, o último ano em que se realizou, além de Portugal, registam-se participações  de França (22), do Luxemburgo (13), Andorra (11), Reino Unido (2), Espanha (1) e Suíça  (1). 

“Tivemos muita procura, de mulheres, de todas as idades, a quererem participar no  desfile. Mesmo de Portugal, vamos ter participantes de distritos como Lisboa, Braga,  Viseu, Porto, Aveiro, Guarda, Coimbra ou Bragança. É um desfile do melhor que temos  em Viana do Castelo, ao qual dão rosto mulheres de todo o país e do estrangeiro”,  acrescenta António Cruz. 

Os trajes mais representativos do Desfile da Mordomia deste ano, de acordo com as  inscrições recebidas, serão o ‘à Vianesa da Ribeira Lima Vermelho’, o ‘à Vianesa de  Geraz do Lima’ e o de ‘Mordoma Preto Colete Vela Votiva’. 

Como habitualmente, o Desfile da Mordomia integra ainda mulheres trajadas da Ribeira  vianense, trajes de Morgada e de Lavradeira Rica, de Mordoma, e à Vianesa  representativos de todas as freguesias do concelho. 

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts