FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

09 Ago 2022

Parque Ecológico Urbano acolhe 9ª edição do “Viana está na Moda”

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O projeto “Viana está na moda”, uma iniciativa da designer vianesa, Isabel Lima, que já vai na 9ª edição, vai realizar-se, este ano, no Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo no próximo sábado, dia 13 de agosto, colocando a moda em harmonia com a natureza.

Moda e natureza entrelaçam-se e ganham protagonismo e significado na 9ª edição de Viana está na Moda.

O Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo, vai ser iluminado pelo desfile da estilista vianense Isabel Lima, colocando a moda em harmonia com a natureza.

O desfile a realizar no dia 13 agosto, pelas 22h00, coloca a moda em intervenção, tendo em conta a proposta de Resolução do Parlamento Europeu que propôs que o Ano 2022 seja designado o Ano Europeu das Cidades mais Verdes e tem como objetivo destacar o facto de Viana do Castelo possuir um parque com características especiais, reforçando com este evento, uma cultura de valorização dos espaços verdes, aumentando o número de projetos nestas infraestruturas, partilhando boas práticas e criando uma dinâmica de aumento de consciência sobre os benefícios dos espaços verdes no meio Urbano; benefícios esses ambientais como ligados à saúde, educação e cultura. 

A tradicional passadeira vermelha este ano será trocada por um tapete verde natural, para um desfile de moda e o cenário escolhido salienta um lugar dedicado ao recreio e lazer, atividades de educação ambiental, investigação científica e conservação da natureza, integrando um Centro de Monitorização e Interpretação do ambiente CMIA.

Neste sentido, a ideia de aproximar e unir uma coleção de roupas a um ano específico e a um lugar imperdível de um ecossistema, num exercício de estilo e ensaio diferenciado, adaptada a circunstâncias temporais e especiais, afirma um pensamento ecológico.

Para a 9 edição de “Viana está na moda”, sob o mote Alma, perfume e luz, foram criadas mais de 50 peças inspiradas na pérola de Viana do Castelo, que é o Parque Ecológico Urbano, mergulhando na biodiversidade, interpretando as referências e características da natureza e na arte de bordar à mão, expressa nos trajes regionais.

As peças elencadas, com ligação à natureza, envolvem múltiplos sentidos do bem-estar obedecendo a uma distinção entre o corpo e a alma do lugar, que correspondem a um trabalho original de articulação com a arte e técnica de bordar à mão e a inspiração na natureza.

A roupa que vai desfilar é reflexo de um novo olhar nos comportamentos e movimentos sociais em relação à natureza que levou a estilista Isabel Lima a criar moda responsável a nível social regenerando a moda através da natureza, em conexão com metodologias e processos, produção em pequena escala, e o uso de matérias primas naturais. 

Este olhar, questiona a moda e design no presente e no futuro, com novas ideias e formas de agir.

As criações modeladas pela designer Isabel Lima incorporam sofisticação, ética e estética e unem glamour.

A leveza das peças, combina com a personalidade do desfile e com a temática “Alma, perfume e luz”, que simboliza amor verdadeiro pelas tradições e seus labores, proteção e respeito pela natureza, valorizando o uso de lantejoulas e vidrilho para iluminar a coleção.

A linha usada na confeção significa equilibro e o conceito reafirma laços da região espelhando um visual que incorpora e remete para a natureza através de códigos que assinalam uma mensagem de um acontecimento memorável.  

  Isabel Lima que se encontrou em diversos palcos artísticos e lugares da Diáspora Portuguesa é Diretora de um Curso Técnico de Design de Moda e a sua trajetória no mundo da moda é reconhecida, atuando na instância cultural com o propósito que passa pela História Social das Moda e pela História de Arte, no circuito de moda de passarela.

O encontro da natureza com a arte e a moda, coloca princípios dos mais variados estilos artísticos. A intervenção em questão, como representação simbólica, sinaliza aspetos artísticos e literários e tem o poder de transmitir numa metalinguagem, uma identidade e um estilo. 

Este desfile tem o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo. 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts