FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

10 Ago 2022

PSD e CDS tentam justificar voto contra, Luís Nobre responde com amor

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A utilização do Estádio Municipal Manuela Machado, por parte da SC Vianense, Futebol SAD, foi aprovada pela maioria socialista, na reunião de Câmara realizada esta terça-feira, com os votos contra do PSD e do CDS-PP, e a abstenção da CDU.

Durante a reunião, os vereadores da oposição, Eduardo Teixeira, Paulo Vale (PSD) e Ilda Novo (CDS), mostraram-se favoráveis à utilização do estádio, mas argumentando algumas questões legais, acabaram por votar contra.

Para Ilda Novo, “o CDS, pese embora não ser contra a proposta de cedência de utilização à SAD, atentas as circunstâncias legais e factuais que se levantam, quanto ao teor do protocolo, não pôde subscrever nem concordar com os termos em que se pretendia a celebração do protocolo de utilização parcial das Instalações Desportivas Municipais do Estádio Municipal Manuela Machado.
Por isso, o CDS votou CONTRA”, esclareceu.

Já Eduardo Teixeira justificou o voto contra com a seguinte afirmação: “O Protocolo que hoje esteve em discussão na Câmara Municipal, devia ter como interveniente o clube centenário, o Sport Club Vianense, e não só e apenas a nova entidade o Vianense SAD (entidade recém criada em que o Vianense tem apenas 20% do Capital Social).

Na reunião da Câmara Municipal de Viana do Castelo, referimos que não obstante, não termos nada contra uma criação de SAD e que os sócios são livres de decidir o melhor para o clube, apenas questionamos o porque de não estar no protocolo como parte, o Sport Clube Vianense (à semelhança do que fazem quase todas as Câmaras, como Braga e Barcelos por exemplo).

Apresentamos assim uma proposta alternativa que contempla-se está entidade centenária (e está que interliga-se com a SAD) e o pagamento simbólico pela utilização nos jogos profissionais. Por este motivo é por termos apresentado uma proposta alternativa, votamos contra a proposta apresentada pelos eleitos do PS no Executivo, que aliás foram os únicos a aprovar a minuta do protocolo. Pela aprovação desta proposta socialista, a nossa proposta de alteração de incluir o Sport Clube Vianense, foi prejudicada”, afirmou Eduardo Teixeira.

Cláudia Marinho (CDU) que se absteve, referiu que “a Câmara Municipal irá suportar todas as despesas inerentes à atividade da SAD, pelo que consideramos que não há um tratamento similar aos outros clubes do Concelho. No entanto, há o compromisso da Câmara Municipal, com esta utilização do recinto por parte da Vianense SAD, de obras de melhoramento dos acessos ao mesmo, uma reinvindicação antiga dos eleitos da CDU em diversos órgãos autárquicos”.

No final da reunião, em declarações aos jornalistas, o Presidente da autarquia de Viana do Castelo, Luís Nobre mostrou-se satisfeito com a aprovação deste ponto, mas não deixou de mandar alguma farpas aos vereadores da oposição. “Tudo é importante quando é para ajudar as coletividades do nosso município. Eu quando amo, amo mesmo. Não digo que amo e depois crio dificuldades à relação. Hoje foi o que senti. O resumo que faço depois de duas reuniões, é que todos amamos (Vianense) e depois criamos dificuldade à relação. As relações para funcionar, para serem mobilizadoras e galvanizadoras, tem que ser assumidas por todas as partes e não dizerem eu amo-te e depois nas costas não te amo assim tanto e crio-te  dificuldade”, atirou Nobre em resposta à votação.

O Presidente da autarquia realçou que “o executivo tem respeito pela historia do Vianense e pelos seus órgãos. É nesse sentido que estamos a ajudar. Se este projeto tiver sucesso o Vianense vai estar a ajudar a cidade e o concelho. É nisso que eu acredito”. rematou.

O protocolo entre o município vianense e a SAD do clube centenário, prevê, entre outras, a realização de alguns treinos e jogos em casa no Campeonato de Portugal já esta época, naquele equipamento municipal.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts