Regiões do Alto Minho e Galiza unem-se para reclamar melhoria da ligação do IC28 à fronteira da Madalena e a Celanova | Rádio Geice
FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

31 Ago 2022

Regiões do Alto Minho e Galiza unem-se para reclamar melhoria da ligação do IC28 à fronteira da Madalena e a Celanova

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A reivindicação é da maior relevância para este território transfronteiriço.

O Alto Minho e a província de Ourense, na Galiza, uniram-se para reclamar junto dos Governos de cada país a melhoria da ligação do IC28 à fronteira da Madalena e a Celanova, Ourense. Esta antiga reivindicação das duas regiões transfronteiriças encontra-se agora expressa numa carta dirigida ao primeiro-ministro de Portugal, António Costa, e ao presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, missiva assinada esta quarta-feira na qual apelam para um maior envolvimento dos dois Governos na sua concretização.

Trata-se de um investimento de cerca de 15 milhões de euros para correção de problemas nos cerca de 60 quilómetros de estrada entre a saída do IC28 em Ponte da Barca e a localidade de Celanova na Galiza, que liga às autoestradas AG31 e A52, dando também acesso ao AVE (comboio de Alta Velocidade) espanhol em Ourense.

O ato de assinatura deste documento, em português e castelhano, teve lugar na fronteira da Madalena, no concelho de Ponte da Barca, e contou com a presença dos autarcas dos dois lados da fronteira, representantes da CIM Alto Minho e da Deputación de Ourense.

Como explicou o Presidente da Câmara de Ponte da Barca, Augusto Marinho, as estradas nacionais 203 e 304, que ligam a sede do município português ao de Lóbios, na Galiza, data da década de 80 do século passado e é muito sinuosa e perigosae de travessia de cerca de quatro mil veículos por dia, maioritariamente pesados de transporte de mercadorias, pelo que esta intervenção para além  de permitir um maior conforto para a população prende-se, essencialmente, a questões de segurança.

Os signatários desta missiva conjunta consideram que esta ligação é de extrema importância para o incremento da cooperação, da atratividade e da competitividade desta região transfronteiriça e neste sentido deverá ser um desígnio dos dois Governos”, intervenção que beneficiará meio milhão de habitantes entre as regiões de Viana do Castelo e Ourense, e seis milhões, na globalidade da euroregião.

Os autarcas solicitam que a concretização da ligação do IC28 à fronteira da Madalena e a Celanova seja realizada com brevidade, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência/Next Generation ou através de instrumentos de financiamento no contexto da cooperação transfronteiriça”.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts

online casino Portugal