Sete milhões de euros candidatados ao PRR para requalificar unidades de saúde do Alto Minho | Rádio Geice
FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

31 Ago 2022

Sete milhões de euros candidatados ao PRR para requalificar unidades de saúde do Alto Minho

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A assinatura do contrato interadministrativo de colaboração entre os municípios do Alto Minho, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) e a ULSAM para melhoria dos cuidados de saúde primários foi assinado esta terça-feira.

Os dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, em parceria com a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), candidataram sete milhões de euros ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para requalificar unidades de saúde.

No total, os dez municípios da CIM do Alto Minho e a ULSAM submeteram candidaturas no valor de perto de sete milhões de euros. Cerca de 3,5 milhões, valor sem IVA, já estão aprovados.

Faltam aprovar 3,3 milhões de euros respeitantes ao pacote de intervenções incluídas no protocolo hoje assinado”, afirmou o presidente do conselho de administração da ULSAM, Franklim Ramos, na sede da CIM do Alto Minho, em Ponte de Lima.

Em declarações aos jornalistas, no final da assinatura do contrato interadministrativo de colaboração entre os municípios do Alto Minho, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) e a ULSAM para melhoria dos cuidados de saúde primários, Franklim Ramos adiantou que os 3,3 milhões de euros serão aplicados na requalificação de 27 unidades de saúde da região, montante que ainda aguarda aprovação.

O responsável destacou que, além das candidaturas já submetidas ao PRR, outros investimentos na área da saúde poderão vir a ser candidatados quer ao PRR quer a outros programas comunitários.

Por seu lado, o presidente da CIM do Alto Minho, Manoel Batista, explicou que o protocolo agora assinado permite aos municípios que não têm competências na área da saúde, concentrada na ULSAM, fazerem projetos de requalificação.

A ULSAM gere os hospitais de Santa Luzia, em Viana do Castelo e, o hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima. Integra ainda 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, e serve uma população residente de 231.488 habitantes nos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo e algumas populações vizinhas do distrito de Braga.

 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts

online casino Portugal