Luís Nobre inaugura requalificação de duas ruas em Barroselas | Rádio Geice
FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

11 Set 2022

Luís Nobre inaugura requalificação de duas ruas em Barroselas

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, acompanhado do executivo municipal, marcou presença na inauguração da requalificação Rua do Calvário e alargamento da Rua dos Reis Magos, em Barroselas. 

O autarca vianense indicou que esta empreitada integra “uma estratégia de desenvolvimento coeso para o concelho, em todas as áreas, desde a requalificação do território à disponibilização de infraestruturas de competitividade que nos tornem mais atrativos”. 

“Esta ação materializa o território desenvolvido e equilibrado em que acreditamos. Queremos um território qualificado, atrativo, mas que também confira qualidade de vida para quem o escolhe enquanto espaço para viver ou para investir e ter o seu negócio”, considerou.

O Presidente da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, Rui Sousa, considerou que esta “era uma obra muito importante” que vem valorizar uma zona central da vila. “Ficou uma obra airosa, bonita, com estacionamento regrado”, referiu, agradecendo o investimento municipal.

De acordo com a memória descritiva do projeto de empreitada para a Rua do Calvário, “o local é caracterizado pelo cruzamento entres de vias (secundária e terciária) e pelo espaço no tardoz do cemitério que comporta algumas espécies arbóreas e serve como área de estacionamento automóvel informal”. A proposta incidiu “fundamentalmente no reforço do troço da rede secundária, desde o cruzamento até ao limite do cemitério a poente”. Assim, definiu-se um perfil viário com 6.50m, promoveram-se novos lugares de estacionamento automóvel, circulações pedonais, espaços verdes e espécies arbóreas. Foram estabelecidos ainda lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida e travessias para peões. 

“Pretendeu-se realizar uma proposta que fundamentalmente auferisse da coesão formal entre espaço de circulação automóvel/ envolvente, utilizando como dados de projeto os elementos funcionais próprios da arquitetura do espaço público, iluminação pública, zonas ajardinadas, percursos, numa clara intenção de revitalizar o espaço”, é ainda referido.

Já para a área da Rua do Campo da Vinha e Rua dos Reis Magos, o objetivo explanado na memória descritiva passou pela “remodelação do entroncamento da E.R 308 com a Rua do Campo da Vinha, visando a melhoria das condições de tráfego e segurança da circulação, para automobilistas e peões neste ponto de ligação”. 

“O local da intervenção proposta, situa-se numa curva na qual confinam construções (habitações) que limitam a visibilidade e o raio de curvatura desta. Face as estas condições, o município adquiriu a construção devoluta e o seu logradouro, tendo efetuado a sua demolição, de forma a melhorar as condições de visibilidade e oportunidade da execução do projeto de alargamento”, é indicado no documento.

“No ponto de inserção da Rua do Campo da Vinha na E.R. 308, foi prevista uma ilha separadora de sentidos, com intuído de canalizar efetivamente os movimentos. Tratando-se de uma zona típica urbana, foi prevista a melhoria dos passeios existentes, bem como a ligação do percurso pedonal com a execução de passeios e respetiva passadeira, o mais afastada possível do ponto conflituante do entroncamento”, refere-se.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts

online casino Portugal