FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

30 Set 2022

Monção, Salvaterra, As Neves e Arbo assinaram auto de reconhecimento de fronteira do rio Minho

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A assinatura do auto de reconhecimento de fronteira do rio Minho entre os municípios portugueses e galegos realizou-se a bordo da lancha “NRP Rio Minho”.

Os autarcas de Monção, Salvaterra, As Neves e Arbo assinaram, esta manhã, a ata de vistoria de fronteira entre Portugal e Espanha em pleno rio Minho, juntamente com os restantes municípios portugueses e galegos banhados por aquele troço de água internacional.

A assinatura do auto de reconhecimento de fronteira do rio Minho entre os municípios portugueses e galegos realizou-se a bordo da lancha “NRP Rio Minho” com a presença dos autarcas de ambas as margens, do Comandante da Zona Marítima do Norte, Humberto Silva Rocha, o comandante da Capitania do Porto de Caminha, Pedro Santos Jorge, e do seu congénere de Tui, Pablo Redondo.

O embarque dos autarcas portugueses efetuou-se em Vila Nova de Cerveira e o dos autarcas galegos em Tui. O encontro entre as duas embarcações, lancha “NRP Rio Minho” e lancha “Cabo Fradera”, teve lugar em pleno rio Minho. A cerimónia oficial decorreu a bordo da lancha portuguesa.

O Município de Monção, representado pelo seu presidente, António Barbosa, assinou a ata de vistoria da fronteira entre os dois países com os seus homólogos galegos dos Ayuntamientos de Salvaterra do Miño, Marta Valcarcel, de As Neves, Xosé Manuel Mendez, e de Arbo, Horácio Gil Exposito.

A presente cerimónia enquadrou-se nos termos do artigo XXV e do artigo VIII, do anexo I, do Tratado de Limites entre Portugal e Espanha, assinado a 29 de setembro de 1864, quando foi reconhecida a linha fluvial do rio Minho que serve de fronteira entre os dois países.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts