FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

29 Set 2022

Novo programa europeu “Espaço Atlântico” apresentado em Viana do Castelo

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Foi lançado esta quinta-feira, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, a nova edição do programa de cooperação INTERREG Espaço Atlântico, para o horizonte até 2027.
O Espaço Atlântico é o único programa europeu de cooperação transnacional gerido em Portugal, e tem como entidade gestora a CCDR-NORTE.

No evento de lançamento esta manhã foram apresentadas as linhas orientadoras do novo Espaço Atlântico, oportunidades de financiamento para o período que se avizinha e dadas novas informações sobre a primeira chamada de concursos a ser lançada em breve.

Entre outros, o painel de oradores contou com a Secretária de Estado para o Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, o Presidente da CCDR-NORTE, António Cunha e o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre.

Dotado de um orçamento de cerca de 150 Milhões de Euros, dos quais 113 Milhões de Euros são do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, o INTERREG Espaço Atlântico tem como finalidade financiar projetos de um total de 25 regiões de quatro Estados-membros, sendo eles Portugal, Espanha, França e Irlanda. É a terceira vez que a CCDR-NORTE garante, junto da Comissão Europeia e dos Estados-membros envolvidos, o papel de liderança neste programa comunitário de referência para a fachada europeia atlântica.

Os projetos a financiar são realizados em parceria entre organizações públicas e privadas – como regiões, universidades, centros de ciência e inovação, empresas e associações, entre outras – e têm por objetivo melhorar a competitividade regional e a qualidade de vida das regiões atlânticas europeias nas áreas da “Inovação Azul e Competitividade”, “Ambiente Azul”, “Turismo Sustentável e Cultura” e “Governança do Espaço Atlântico”.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts