FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

28 Set 2022

Novo programa europeu “Espaço Atlântico” vai ser apresentado em Viana do Castelo

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
É lançada esta quinta-feira, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, a nova edição do programa de cooperação INTERREG Espaço Atlântico, para o horizonte até 2027. No dia anterior, a 28 de setembro, no mesmo local, realiza-se o evento anual do Espaço Atlântico.

O Espaço Atlântico é o único programa europeu de cooperação transnacional gerido em Portugal, e tem como entidade gestora a CCDR-NORTE.

No evento de lançamento de dia 29 serão apresentadas as linhas orientadoras do novo Espaço Atlântico, oportunidades de financiamento para o período que se avizinha e dadas novas informações sobre a primeira chamada de concursos a ser lançada em breve. Nesse dia, o Presidente da CCDR-NORTE, António Cunha, anunciará o calendário do primeiro concurso.

Entre outros, o painel de oradores conta com a Secretária de Estado para o Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, o Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, o Presidente da CCDR-NORTE, António Cunha, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre e o Vice-Presidente da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, Duarte Rodrigues.

O evento de lançamento do novo Espaço Atlântico conta a apresentação de experiências e boas práticas de várias instituições da União Europeia, a programação completa pode ser consultada aqui.

Dotado de um orçamento de cerca de 150 Milhões de Euros, dos quais 113 Milhões de Euros são do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, o INTERREG Espaço Atlântico tem como finalidade financiar projetos de um total de 25 regiões de quatro Estados-membros, sendo eles Portugal, Espanha, França e Irlanda. É a terceira vez que a CCDR-NORTE garante, junto da Comissão Europeia e dos Estados-membros envolvidos, o papel de liderança neste programa comunitário de referência para a fachada europeia atlântica.

Os projetos a financiar são realizados em parceria entre organizações públicas e privadas – como regiões, universidades, centros de ciência e inovação, empresas e associações, entre outras – e têm por objetivo melhorar a competitividade regional e a qualidade de vida das regiões atlânticas europeias nas áreas da “Inovação Azul e Competitividade”, “Ambiente Azul”, “Turismo Sustentável e Cultura” e “Governança do Espaço Atlântico”.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts