Parque Biológico da Porta do Mezio abre quinta-feira | Rádio Geice
FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

14 Set 2022

Parque Biológico da Porta do Mezio abre quinta-feira

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Irá decorrer esta quinta-feira, 15 de setembro, pelas 12H00, a sessão de abertura do Parque Biológico da Porta do Mezio, presidida pelo Secretário de Estado da Conservação da Natureza e das Florestas, João Paulo Marçal Lopes Catarino.

Este projeto teve por objeto um conjunto de intervenções na Porta do Mezio, tendo em vista a execução da 2.ª fase da Área de Intervenção Específica (AIE) da Porta do Mezio, consagrada no respeࢢvo Plano Operacional de Gestão (POG) e prevista no Programa de Execução do Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda- Gerês (PO-PNPG). 

Com a criação de um Parque Biológico na Porta do Mezio pretende-se promover a educação ambiental e o direto contacto com a natureza, explorando e desenvolvendo mecanismos de aproveitamento da fauna e da flora locais, retratando os seus vários aspetos. Inclusivamente, o projeto contribuirá para a preservação e valorização da natureza e da biodiversidade, concreࢢzando assim uma ideia que sempre esteve nos objeࢢvos da gestão da Porta do Mezio. Com este projeto exponencia-se a atraࢢvidade deste equipamento, adequando os interesses do desenvolvimento turísࢢco deste território com os objeࢢvos basilares da preservação e conservação da natureza e da biodiversidade, promovendo a uࢢlização sustentável e eficiente dos recursos naturais e culturais existentes. 

Este equipamento, que será o primeiro do género no território do Parque Nacional, permiࢢrá aos visitantes e turistas o contato direto com a fauna e flora desta reserva natural, acrescentando-lhes valor eco-turísࢢco, pois embora sejam espécies que existem no Parque Nacional, algumas delas são de di߶cil observação. Este projeto visa, ainda, dotar o território de um equipamento capaz de dar uma resposta adequada à crescente procura ao nível do Turismo de Natureza, tendo presente o equilíbrio entre as práࢢcas de visitação e a preservação e conservação dos valores naturais em presença.  

Assim, o parque irá apresentar uma seleção de cerca de 22 espécies de animais, selvagens como o javali, o corço e o veado, e domésࢢcos, entre as quais 12 raças autóctones, como a galinha-preta-Lusitânica, a ovelha-churra-do-Minho e a vaca Cachena, inseridos num espaço desࢢnado a funcionar como quinta pedagógica, de acordo e em cumprimento com as regras de bem-estar animal.  

O Parque Biológico da Porta do Mezio, é um projeto implementado em duas fases. Numa primeira fase, foi apoiado pelo programa Norte 2020, na ࢢpologia de intervenção Património Natural e Cultural, com um valor elegível de 350 mil euros. Numa segunda fase foi apoiado pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, no âmbito do Eixo 3 – Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos, com um valor elegível de cerca de 800 mil euros. 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts

online casino Portugal