Plano de valorização de Nossa Senhora da Peneda teve apresentação pública | Rádio Geice
FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

07 Set 2022

Plano de valorização de Nossa Senhora da Peneda teve apresentação pública

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Santuário de Nossa Senhora da Peneda é um dos maiores santuários Marianos do Minho e da Zona da Galiza, e conta já com mais de 800 anos de culto mariano, sendo por isso um local de referência no concelho e de grande atenção por parte do Município.

Decorreu, no passado dia 03 de setembro, na Peneda, a apresentação pública do Plano de Valorização do Santuário de Nossa Senhora da Peneda e a celebração de um protocolo entre o Município e a Confraria de N. Sra. da Peneda, no valor de 19 500 euros, de apoio à comparticipação dos encargos com a produção, dinamização e divulgação de eventos culturais e religiosos, com destaque para a Romaria de N.ª Sr.ª da Peneda, bem como a gestão, funcionamento e promoção do Posto de Informação e Turismo, do Espaço GeoValdevez e do Abrigo de Montanha da Peneda.

O Plano de Valorização da Peneda  prevê a realização de diversas intervenções, ao nível do edificado e do espaço público da área do santuário, nomeadamente na reabilitação do templo e envolvente; na reabilitação da área a norte do templo; na reabilitação do acesso e do grande terreiro e entrada; na reabilitação do escadório das virtudes e da via sacra e das capelas; na requalificação da área de lazer; na colocação de guardas de segurança; no reforço da sinalética interpretativa, no controlo de infestantes em faixa de proteção e na acessibilidade digital.

Em todas intervenções propostas será respeitada a linguagem arquitetónica e paisagística. Pretende-se que as soluções, tenham o mínimo impacto em toda a envolvente e arquitetura existente, possibilitando a multifuncionalidade de intervenção nas várias operações a implementar.

Este plano de valorização será desenvolvido em parceria com várias entidades locais, regionais e nacionais, terá varias fases de execução e é pretensão de que seja concretizado com recursos a fundos comunitários.

Com a execução deste plano pretende-se conservar e valorizar o património cultural e natural, promover e dinamizar o turismo, o comércio e os produtos locais, e contribuir para a criação de emprego e rendimento, bem como para a fixação e atração de pessoas e investimento.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts

online casino Portugal