FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

22 Set 2022

Politécnico de Viana do Castelo acolhe perto de uma centena de estudantes provenientes de 10 países

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Uma semana recheada de atividades de acolhimento e integração foi promovida pelo Politécnico de Viana do Castelo a cerca de 100 alunos provenientes de 10 países.

Os estudantes, que vão frequentar o IPVC no próximo semestre, vêm ao abrigo do programa Erasmus e de outros acordos de cooperação em vigor no Politécnico.

Os estudantes são maioritariamente provenientes da Áustria, Brasil, República Checa, Alemanha, Grécia, Itália, Lituânia, Polónia, Roménia e Espanha.

A semana começou com a receção no Gabinete de mobilidade e cooperação internacional do Politécnico de Viana do Castelo com a entrega do Kit de boas-vindas e procedimentos administrativos.

Um passeio pelos pontos turísticos de Viana do Castelo e passagem pelas três escolas superiores situadas nesta cidade marcou o arranque das atividades. Os estudantes tiveram a oportunidade de visitar, entre outros locais de referência, Santa Luzia, o museu do traje e o parque da cidade.

Em Refoios do Lima, Ponte de Lima, os estudantes participaram nas vindimas que decorriam na Escola Superior Agrária. “Trata-se de uma excelente forma de integração na academia já que se trata de uma atividade muito prática e que envolve toda a comunidade da ESA-IPVC”, sublinha a vice-presidente para a internacionalização do IPVC, Ana Paula Vale.

Na Escola Superior Agrária os estudantes tiveram ainda a oportunidade de visitar a quinta e interagir com os animais.

O grupo rumou depois a Valença e Melgaço. Na Escola Superior de Ciências Empresariais, em Valença, os estudantes visitaram a vila e conheceram a Escola. O mesmo aconteceu em Melgaço com os estudantes a participar em atividades desportivas.

O último dia de receção decorreu no Centro Académico do IPVC com um “SunSet”. O Rancho Folclórico de Viana do Castelo deu a conhecer o tradicional “Vira” e desafiou os estudantes a aprender a dança. Para Ana Paula Vale “foi um momento muito bonito e divertido com os estudantes estrangeiros a aprender a dançar o Vira. Desta forma damos a conhecer um pouquinho do que é o Alto Minho, as suas gentes e tradições, tornando muito mais fácil a estes estudantes perceber a região onde estão inseridos”.

A atuação da Tuna Académica da Escola Superior de Saúde, a TUNESS, cativou os estudantes com as músicas e ritmos da academia. A finalizar a semana de receção os estudantes puderam degustar um lanche tradicional.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts