FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

03 Out 2022

Os Verdes promoveram caminhada pela Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Partido Ecologista Os Verdes promoveu, no domingo, uma caminhada guiada pela Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, Ponte de Lima.
Nesta iniciativa, integrada na celebração do Dia Nacional da Água (que se assinalou no dia 1 de outubro) e  organizada pelos coletivos do PEV de Viana do Castelo e de Braga, contou com a presença de dirigentes e amigos do PEV. Esta visita tinha como objetivo a valorização dos recursos hídricos, nomeadamente, da qualidade ecológica do rio Estorãos e do estado ecológico desta área protegida, visivelmente alterada pela seca que enfrentamos.
No âmbito da campanha SOS Natureza, Os Verdes procuram divulgar e conhecer os locais que, por serem espaços classificados e de grande valor natural, precisam de um acompanhamento e investimento mais concreto por parte do Governo. Os Verdes consideram que, face aos desafios climáticos, são necessárias medidas para garantir a preservação destas áreas húmidas, pelo papel regulador que desempenham desde logo na manutenção dos níveis freáticos destas importantes áreas próximas de atividades agrícolas, mas também na promoção e conservação dos habitats.
A situação de seca meteorológica que vivemos e os desafios climáticos a que assistimos mais frequentemente, colocam em risco a preservação e a conservação da biodiversidade neste importante ecossistema, que conta com uma grande diversidade de fauna e flora. O período de seca que vivemos tem vindo a dificultar a sobrevivência das zonas húmidas, sendo que mais de três quartos destes habitats em Portugal estão ameaçados.
Os Verdes consideram que cabe ao Estado um sério e consequente trabalho de monitorização destas áreas protegidas a nível da fauna, flora e recursos hídricos, assim como o  reforço de meios humanos – claramente insuficientes – para vigilância e acompanhamento, e porque é urgente a preservação da biodiversidade impõe-se uma real política de defesa das linhas de água e a reversão do modelo de transferência da gestão das áreas protegidas.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts