FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

15 Nov 2022

ETAR de Macieira em fase de testes

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A ETAR – Estação de Tratamento de Águas Residuais de Macieira de Rates entrou em fase de testes, procedimentos técnicos que se prevê terminarem no final do ano.

Situada na Zona Sul do Concelho de Barcelos, este equipamento foi adjudicado pelo montante de 1.435.434,50€, (IVA incluído) sendo a empreitada executada pelo “Agrupamento de Pessoas Coletivas consubstanciado nas Empresas DST – Domingos da Silva Teixeira, S.A., e DTE, Instalações Especiais, S.A.”.

A intervenção tem comparticipação financeira de 915 mil euros do Fundo de Coesão, através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso do Recurso (POSEUR), medida 12-2016-38)

A obra incluiu estaleiro, movimento de terras, construção civil, rede de águas residuais, redes de distribuição de água potável e de processo e serviço, arranjos exteriores, via de acesso, equipamentos eletromecânicos, instalações elétricas e trabalhos finais.

Nesta altura, desenrola-se a fase da chamada fase de arranque da ETAR, da responsabilidade do CTGA – Centro Tecnológico de Gestão Ambiental, Lda., sendo previsível que este tipo de operação esteja concluída no final de dezembro.

O objetivo deste procedimento é acompanhar o funcionamento da ETAR, com monitorização dos processos de tratamento do esgoto e intervenções nos mesmos, com controlo dos parâmetros de poluição no efluente final tratado.

Ao apoiar esta operação através do Fundo de Coesão, os Fundos Europeus Estruturais de Investimento constituem-se como instrumento fundamental para o desenvolvimento da região, promovendo investimentos em sistemas essenciais à promoção da qualidade de vida e qualidade ambiental.

Esta ação é financiada pelo POAT – Programa Operacional de Assistência Técnica.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts

online casino Portugal