FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

28 Nov 2022

Liga dos Amigos do Hospital celebra 41 anos ao serviço da comunidade

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Os Amigos do Hospital celebraram, no último fim de semana, 41 anos de intensa actividade de apoio benévolo aos doentes do Hospital, que serve toda a população do Alto Minho.

Depois da eucaristia em sufrágio dos Voluntários, Dadores de Sangue e Beneméritos falecidos, celebrada pelo Padre Fábio Carvalho, realizou-se a sessão solene comemorativa no auditório do Hospital de Viana do Castelo.

Na mesa, além dos Presidentes da Assembleia Geral e da Direcção da Liga, Defensor Moura e Ana Margarida Silva, estiveram presentes o Presidente da UlSAM, Franklim Ramos, o Vereador da Saúde na Câmara de Viana, Ricardo Rego, o Presidente da Federação Nacional do Voluntariado em Saúde, Pinto Ribeiro e o Presidente da Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue, Alberto Mota, que destacaram o pioneirismo e exemplo nacional da Liga dos Amigos vianense na solidariedade com os doentes.

Sendo a única Associação do país que integra o Voluntariado e a Promoção da Dádiva de Sangue, a Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo tem também contribuído significativamente para o apetrechamento dos serviços hospitalares, numa inovadora e permanente multiplicidade de funções de apoio aos doentes e ao Hospital, que mereceu os maiores elogios das personalidades presentes na cerimónia.

Neste aniversário, a Liga demonstrou mais uma vez a sua preocupação com a melhoria do bem estar dos doentes, adquirindo e oferecendo ao Hospital de Dia, onde fazem quimioterapia os doentes oncológicos, um conjunto de 12 cómodas e funcionais cadeiras/cama articuladas para a sala de tratamentos e vinte novas cadeiras para a respectiva sala de espera, dando bom uso a mais de três dezenas de milhares de euros, doados pelos Beneméritos Amigos do Hospital.

Depois de fazer uma breve apresentação da revista anual da Liga, a Presidente Ana Margarida Silva agradeceu aos Beneméritos as suas contribuições, destacando os que doaram verbas mais significativas (António Parente, Caixa de Crédito Agrícola, Comissão Promotora do Arraial de S. Pedro em Caminha, Teatro do Noroeste, Oftaltec Lda e José Araújo e Alexandra Carvalho ADCD).

Mas na sessão, além de saudar as novas Voluntárias que iniciaram funções já depois da pandemia, a Liga homenageou e atribuiu diplomas a vinte Dadores de Sangue com 50 dádivas, a cinco Dadores que já estenderam 75 vezes o braço para dar sangue e um diploma de honra ao vianense Armindo Manuel Costa Abreu que ao longo de uma vida dedicada aos outros, já deu o seu sangue 125 vezes.

No final da sessão, o Presidente da Assembleia Defensor Moura, agradeceu as calorosas manifestações de apoio aos Amigos do Hospital e recordou que as rosas do jardim que a Liga plantou e trata há 41 anos, têm de continuar a ser adubadas e regadas todos os dias para que os doentes vianenses continuem a usufruir dos serviços desta instituição de solidariedade social.

Um grupo de acordeões da Associação Maestro Zé Pedro atuou com o habitual brilhantismo no inicio da sessão solene e a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo deu um singular contributo para a boa disposição com que decorreu a merenda convívio que encerrou o dia comemorativo dos 41 anos da Liga dos Amigos do Hospital.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts