FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

18 Nov 2022

Minho Young Chef Awards vai realizar-se em Ponte de Lima

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
 A 6ª edição do Minho Young Chef Awards (MYCA) decorre de 21 a 26 de novembro, em Ponte de Lima, e visa eleger os melhores jovens Chef’s do Minho em três grandes áreas: Chef de Cozinha, Chef de Pastelaria e Chef de Sala & Bar.

No MYCA podem participar alunos com idades compreendidas entre os 16 e os 26 anos, que frequentem um curso de artes culinárias de nível III, IV e V em regime integral ou que tenham concluído a sua formação no ano letivo anterior à iniciativa.

Na meias finais deste ano participam 25 alunos, de um total de 12 escolas da região minhota, sendo elas a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo; a Escola Profissional do Alto Lima – Arcos de Valdevez; a Escola Profissional do Alto Lima – Ponte de Lima; a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima; a ETAP – Escola Profissional – Caminha; a  Escola Profissional do Alto Minho Interior – Monção; Escola Profissional Amar Terra Verde; a Associação Empresarial de Braga; a Escola Profissional de Esposende; a Profitecla – Braga; a Escola Secundaria Morais Sarmento e, ainda, a Profitecla – Guimarães.

Na grande final do dia 26, que decorrerá das 8h30 às 18h na Expolima, em Ponte de Lima, estarão nove alunos, três representativos de cada categoria – Cozinha, Pastelaria e Sala & Bar. O júri do MYCA 2022 tem como presidente o Chef António Alexandre, que é acompanhado pelos Chefs Rui Rodrigues e Lígia Santos, pelos vencedores da edição do ano passado Beatriz Coelho, na categoria de Pastelaria; Tomás Marques na Cozinha e Joana Pereira na categoria Sala & Bar, e de Cristina Mendes, da Confraria do Arroz de Sarrabulho à moda de Ponte de Lima, e Rui Miguel Graça, jornalista.

O projeto é promovido pelo Consórcio Minho Inovação, constituído pelas Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, em parceria com o município de Ponte de Lima, esta iniciativa pretende promover a identidade gastronómica da região juntos dos jovens estudantes, assim como das escolas de hotelaria/restauração/bar, incentivando à inovação gastronómica, utilizando por base a cozinha tradicional minhota e produtos locais.

Dado que a gastronomia é cada vez mais um serviço diferenciador para as regiões e uma forma de promover o desenvolvimento regional, o Consórcio Minho Inovação está empenhado em valorizar o perfil de produção e da diversidade dos produtos locais através desta iniciativa.

O MYCA é um concurso que pretende elevar o prestígio destas profissões, que são a chave do sucesso do mundo da restauração e hotelaria, mas que procura, acima de tudo, tornar a formação nestas áreas cada vez mais atrativas nas camadas jovens.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts

online casino Portugal