FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

23 Nov 2022

Viana do Castelo assinala “Dia pela Eliminação da Violência Contra a Mulher”

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Dia 25 de novembro assinala-se o dia pela eliminação da violência contra a mulher. 

Os últimos dados do Observatório de Mulheres Assassinadas (OMA) revelam entre 1 de janeiro e 15 de novembro deste ano, 28 mulheres mortas, 22 das quais no contexto de relações de intimidade. Na maioria dos casos estas vítimas já tinham apresentado queixa ou existia historial de violência associada ao casal. No mesmo período, o OMA registou 48 tentativas de assassinato, sendo que 35 delas foram tentativas de femicídio e 13 tentativas de assassinato em outros contextos.

Actualmente, a sociedade é ainda dominada pelo poder patriarcal, onde prevalece o domínio e a discriminação das mulheres, impedindo o progresso pleno das mulheres e remetendo-as para posições de subordinação em relação aos homens. Reivindicamos o direito à igualdade em todas as áreas da vida quotidiana e o direito à segurança. A legislação existente não só tem de ser aplicada, como reforçada, e as vítimas têm de deixar de ser culpabilizadas.

Esta sexta-feira, dia 25 de novembro de 2022, na Praça da República, a partir das 17h30 “estão convidados a juntar-se a nós. Pelas vitimas, por todas que vivem em situações de violência e discriminação, por uma sociedade com igualdade”.

Esta iniciativa é organizada pelo Coletivo4900, pelo Feminismos Sobre Rodas e pela AISCA-Viana do Castelo.

 

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts