FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

06 Dez 2022

Mais de 400 litros de Moscatel garantem tradição na véspera de Natal em Viana do Castelo

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Cerca de 400 litros de moscatel e 200 quilos de banana estão a ser preparados para serem servidos em plena Praça da República, numa tradição que promete voltar a encher o centro histórico de Viana do Castelo, na véspera de Natal.

A organização, a cargo do Santa Luzia Futebol Clube, espera que o retomar da tradição seja um sucesso.

“Estamos todos ansiosos por voltar a estar juntos num dia tão especial. A pandemia travou a tradição, mas não acabou com ela. Vamos voltar mais fortes do que nunca”, afirmou o presidente do clube de futsal de Viana do Castelo que organiza o evento.

Rogério Martins espera que o “São Pedro ajude a brindar o dia com bom tempo”, esperando que “centenas de pessoas passem pela Praça da República para um convívio sem igual”.

O Santa Luzia Futebol Clube, volta a garantir na véspera de Natal, a tradição do Moscatel com Banana, na capital do Alto Minho. Conhecida como Bananeiro, a tradição vai repetir-se em frente ao Museu do Traje, na Praça da República.

O costume foi realizado durante 60 anos pela casa Riolanda, situada na Rua Manuel Espregueira, entretanto encerrada.

A tradição da banana e do cálice de moscatel foi relançado, em 2016, pelo Santa Luzia Futebol Clube, num convívio que junta várias centenas de pessoas.

O Santa Luzia mantém a parceria com a empresa, José Maria da Fonseca, um dos maiores produtores de vinho moscatel do país.

A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, integra o programa “Viana, Coração do Natal”.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts