FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

09 Out 2023

Sem abrigo. Schelter On | Projeto do Politécnico de Viana do Castelo pronto a ser implementado

Bruno Carvalho

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O projeto, desenvolvido por uma aluna do IPVC, pretende descomplicar o funcionamento dos espaços criados para o acolhimento de cidadãos sem abrigo e assegurar a sua dignidade. A implementação deve começar por Viana do Castelo, sendo depois replicado noutras cidades.

Bruna Freire, estudante do mestrado em Design Integrado da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, com o apoio do Grupo de Trabalho em Design, composto pelos docentes Rosa Venâncio, Manuel Rivas, Liliana Soares, Ermanno Aparo, Rui Cavaleiro e Jorge Teixeira, da Methamorphys (Associação que desenvolve trabalho na área social), do Gabinete de Atendimento à Família (GAF) e da Câmara Municipal de Viana do Castelo, é a principal responsável pelo projeto Sem abrigo. Schelter On, que é apresentado hoje na Universidade Fernando Pessoa, no Porto, no âmbito dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.

Schelter On consiste num dormitório com espaços individuais – quarto e casa de banho –, caraterizado por uma maior autonomia da pessoa em situação de sem abrigo. Atribuir um “espaço digno” é o principal propósito do projeto e, segundo Bruna Freire, a “grande diferença” entre os espaços já existentes para acolherem sem abrigo e o Schelter On está no modo de funcionamento.

“Muitas pessoas estão nesta situação não porque não existam soluções, porque, de facto, existem, mas porque elas não têm capacidade para cumprir as regras impostas pelas instituições de acolhimento, optando pela rua”, refere Manuel Rivas, acrescentando que “este projeto-piloto não pretende fidelizar as pessoas, muito menos ter regras e horários de entrada”, procurando sobretudo “dignificar a vida dos sem abrigo, dando-lhes um espaço para dormir e tomar um banho”.

O projeto está em fase avançada e deverá ser implementado inicialmente em Viana do Castelo para que possa ser monitorizado, sendo um objetivo definido replicar noutras cidades no futuro.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts