FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

10 Out 2023

“Viana Cuida” discute necessidades e desafios dos cuidadores informais

Bruno Carvalho

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Nos dias 16 e 17 de outubro, a Câmara Municipal de Viana do Castelo volta a promover a iniciativa Viana Cuida. O evento, dirigido a profissionais de saúde e outros cuidadores formais, inclui a discussão de temas como a literacia em saúde mental, o bem-estar do cuidador informal e o luto.

O primeiro dia da iniciativa é marcado pelo Fórum Viana Cuida, promovido pela autarquia, que decorre na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo ao longo de todo o dia. Durante o período da manhã, têm lugar a conferência “A literacia em saúde mental e o bem-estar do cuidador informal” e a mesa de discussão “Uma visão integrada no apoio aos cuidadores informais”. À tarde, decorre a mesa de discussão “Refletir sobre a prática para melhorar a qualidade dos cuidados”, seguindo-se a conferência “Perdas na família: apoiar e acompanhar as crianças e os jovens”. O dia encerra com uma visita à exposição “Um Novo Estado Criativo”, projeto de Arte na área de Psiquiatria e de Saúde Mental que resulta de uma parceria entre a P28 do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL) com o Instituto S. João de Deus (ISJD).

O segundo dia será preencido com workshops dedicados ao “Luto complicado: avaliação e intervenção”, “Luto dos profissionais”, e “A esperança de doentes e familiares na transição para os cuidados em fim de vida”, que decorrem durante a tarde na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

O Viana Cuida acontece, pelo segundo ano, no mês de sensibilização para a importância dos cuidados paliativos e em que se assinala o Dia Mundial da Saúde Mental.

A participação neste ciclo é gratuita, mediante inscrição prévia obrigatória até 13 de outubro, que pode ser efetuada através aqui.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts