Integrado no ciclo “Conversas na Casa”, foi promovida uma conversa subordinada ao tema “Ser mulher num mundo de homens”, com o intuito de abordar o papel da mulher no desporto.
Esta sessão contou com a presença de jovens atletas esposendenses, ligadas a diferentes modalidades, nomeadamente Daniela Veloso, natural de Apúlia, ex atleta da Seleção Nacional e atual Diretora Geral Formação Feminina do Gil Vicente F.C.; Érica Sá, de Belinho, árbitra de Futebol da Associação de Futebol de Braga; Ana Sofia Fontes, de Apúlia, Campeã Nacional de Faixa Azul, Categoria Pesadíssimo de Jiu-jitsu; e Rita Vieira, natural de Vila Nova de Gaia mas com raízes em Esposende, Campeã do Mundo de Bajas, Campeã Nacional de Trial e Campeã Nacional de Enduro.
As atletas partilharam as suas experiências no plano desportivo onde desenvolvem a sua atividade, assim como as diferenças que encontram e as lutas que tiveram e ainda têm de travar num mundo dominantemente representado por homens e onde estes são a referência.
A moderar a ação esteve Álvaro Maio, escritor, compositor e cantor, que tem desenvolvido projetos deste teor no concelho de Esposende.
Alinhada com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, a iniciativa “Conversas na Casa” visa valorizar os esposendenses que se destacam nas áreas que representam e fomentar outros jovens a empenharem-se nos seus interesses, de forma a vingarem e serem exemplo positivo para a população.