FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 30 Jun 2015

Náutica: Centro de Mar é agora Centro Azul e ostenta bandeira azul

O Centro de Mar de Viana, instalado no navio-hospital Gil Eannes, ostenta a partir de agora uma bandeira azul e passa a ser um Centro […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O Centro de Mar de Viana, instalado no navio-hospital Gil Eannes, ostenta a partir de agora uma bandeira azul e passa a ser um Centro Azul pelo contributo para o conhecimento do mar. A bandeira já foi hasteada pelo Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa e pelo Presidente da União de Freguesias, Monserrate, Santa Maria Maior e Meadela, José ramos.
O novo galardão, que se junta às praias distinguidas em 2015 pela Associação Bandeira Azul da Europa (Afife, Arda (Mariana), Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Amorosa e Castelo de Neiva, sendo que as praias de Amorosa e Carreço ostentam também a Bandeira Acessível), é uma distinção atribuída anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE) a praias (marítimas e fluviais) e marinas que cumpram um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestruturas de apoio, informação aos utentes e sensibilização ambiental.
De lembrar que o Centro de Mar, Centro de Interpretação Ambiental e de Documentação do Mar funciona num reabilitado e reconvertido espaço do navio Gil Eannes. Trata-se da “porta de entrada” do Centro de Mar, tendo implicado um conjunto de adaptações do navio para as novas funções complementares às que já aí estão a funcionar.
As componentes instaladas, áreas para serviços do Centro de Mar, Centro Interpretativo Ambiental, que inclui um percurso museológico e interpretativo sobre a cultura marítima de Viana do Castelo, e Centro de Documentação Marítima, obrigaram a acrescentar à exposição existente, fundamentada numa musealização convencional e interpretativa do próprio navio enquanto objeto patrimonial, duas novas componentes expositivas, uma de caráter interativo e “remissivo” (porque remete o visitante para o território local e regional envolvente, através de uma fio condutor que se centra na temática global da cultura e vivência marítimas) e uma de caráter imersivo (apoiada fundamentalmente no recurso ao audiovisual).
Este espaço é dotado, entre outras valências, de equipamentos multimédia, um mini-auditório, a possibilidade de acesso a consultas, áreas de apoio ao empreendedorismo e economia náutica e diversas experiências audiovisuais interativas.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts