No próximo dia 12 de dezembro, Viana do Castelo vai celebrar os 40 anos das primeiras eleições livres para o poder local em Portugal e Eduardo Cabrita, atual Ministro-adjunto, junta-se às comemorações. José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, explicou que a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho vai ter uma reunião de trabalho com o governante, da parte da manhã, para “avaliar o programa do Governo relativamente aos processos de descentralização e para assinalar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido”. A CIM vai ainda promover um “ato simbólico” com a presença do Ministro e, à noite, pelas 21 horas, a Câmara de Viana acolhe uma sessão evocativa dos 40 anos do poder local.
Segundo o responsável, a sessão vai servir para “homenagear a comissão administrativa que foi a entidade que assegurou a transição entre o antigo regime e os autarcas eleitos”.
José Maria Costa diz que este momento da história é “pouco conhecido”, pelo que a sessão solene vai contar com “alguns dos protagonistas” da altura, que vão poder partilhar a experiência que tiveram de Governo num período de transição e falar também dos projetos implementados e sonhados na altura.
A 12 de dezembro de 1976 realizaram-se as primeiras eleições autárquicas livres em Portugal.