FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

24 Mai 2020

Espaços desportivos de Vila Nova de Cerveira dotados de desfibrilhadores

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Atenta às necessidades das coletividades do concelho, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai dotar, com três aparelhos DAE (Desfibrilhadores Automáticos Externos), as instalações do Clube Desportivo de Cerveira, da Associação Desportiva de Campos e da Associação Desportiva e Cultural da Juventude de Vila Nova de Cerveira. Verba de 1.200 euros já foi atribuída para instalar o primeiro dispositivo na Associação Desportiva de Campos, devido à necessidade urgente de certificação das instalações que utilizam.

Com esta ação, o objetivo é dotar os espaços desportivos do concelho com este tipo de equipamento que permite prestar uma assistência pré-hospitalar a casos de paragem cardiorrespiratória em locais com elevados níveis de assistência de público e de praticantes desportivos, como o são os estádios de futebol ou a prática de remo.

A implementação destes três dispositivos DAE representa um investimento do Município na ordem dos 3.600 euros, dando uma resposta fundamental até aqui inexistente, contribuindo para o aumento da segurança e qualidade dos serviços prestados.

A paragem cardiorrespiratória de origem cardíaca é a principal causa de mortalidade nos países desenvolvidos, acontecendo quase sempre fora do meio hospitalar. A experiência internacional demonstra que, em ambiente extra-hospitalar, a utilização de desfibrilhadores automáticos externos por pessoal não médico aumenta significativamente a probabilidade de sobrevivência das vítimas.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts