FECHAR
Logo
Beatriz Baptista 24 Jun 2020

Câmara de Viana investe 306 mil euros para requalificar envolvente ao Interface Rodoferroviário do Lugar da Areia

Em reunião ordinária de executivo foi aprovado o projeto e o lançamento do concurso público para a execução da Requalificação do Espaço Público da envolvente ao Interface Rodoferroviário no Lugar da Areia, na freguesia de Darque. O investimento, que acontece no âmbito do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, estima-se em 306 mil euros.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem a sua candidatura ao PEDU aprovada e econtra-se aberto um aviso da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) para a prioridade de investimentos “Plano de Ação de Regeneração Urbana”.

A Câmara Municipal está a investir, até final de 2020, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, 20 milhões de euros em 30 diferentes projetos, cuja intervenção é focada nas Áreas de Reabilitação Urbana (ARU).

A primeira ARU criada pela autarquia foi para o Centro Histórico, abrangendo o núcleo medieval da cidade, em 2013, e desde então já existem nove áreas. Existem, assim, as ARU da Cidade Poente, ARU de Darque e ARU da Frente Ribeirinha de Viana do Castelo, lançadas em 2015. Já em 2017 foram criadas mais três áreas, nomeadamente ARU da Cidade Norte, envolvendo freguesias de Santa Maria Maior e Meadela, a ARU Frente Atlântica, nas freguesias de Areosa e Monserrate, e a ARU da Frente Marítima da Amorosa, na freguesia de Chafé. Já em 2019, foi aprovada a ARU da freguesia de Alvarães e, em 2002, foi aprovada a criação da ARU de Barroselas.

O PEDU, financiado por fundos do programa Portugal 2020, visa a qualificação do sistema urbano, mediante três diferentes planos: o Plano de Mobilidade Sustentável, o Plano de Ação de Regeneração Urbana e o Plano de Ação Integrada para as Comunidades Desfavorecidas.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts