FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

24 Jun 2020

Câmara de Viana investe 306 mil euros para requalificar envolvente ao Interface Rodoferroviário do Lugar da Areia

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Em reunião ordinária de executivo foi aprovado o projeto e o lançamento do concurso público para a execução da Requalificação do Espaço Público da envolvente ao Interface Rodoferroviário no Lugar da Areia, na freguesia de Darque. O investimento, que acontece no âmbito do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, estima-se em 306 mil euros.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem a sua candidatura ao PEDU aprovada e econtra-se aberto um aviso da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) para a prioridade de investimentos “Plano de Ação de Regeneração Urbana”.

A Câmara Municipal está a investir, até final de 2020, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, 20 milhões de euros em 30 diferentes projetos, cuja intervenção é focada nas Áreas de Reabilitação Urbana (ARU).

A primeira ARU criada pela autarquia foi para o Centro Histórico, abrangendo o núcleo medieval da cidade, em 2013, e desde então já existem nove áreas. Existem, assim, as ARU da Cidade Poente, ARU de Darque e ARU da Frente Ribeirinha de Viana do Castelo, lançadas em 2015. Já em 2017 foram criadas mais três áreas, nomeadamente ARU da Cidade Norte, envolvendo freguesias de Santa Maria Maior e Meadela, a ARU Frente Atlântica, nas freguesias de Areosa e Monserrate, e a ARU da Frente Marítima da Amorosa, na freguesia de Chafé. Já em 2019, foi aprovada a ARU da freguesia de Alvarães e, em 2002, foi aprovada a criação da ARU de Barroselas.

O PEDU, financiado por fundos do programa Portugal 2020, visa a qualificação do sistema urbano, mediante três diferentes planos: o Plano de Mobilidade Sustentável, o Plano de Ação de Regeneração Urbana e o Plano de Ação Integrada para as Comunidades Desfavorecidas.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts